O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os deputados da base governista deveriam solicitar a cassação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na Câmara. Segundo ele, o parlamentar teria agido contra os interesses do Brasil em relação aos Estados Unidos.
Durante a inauguração de uma etapa da fábrica da Hemobrás, em Goiana (PE), Lula classificou a postura de Eduardo como traição. “Vocês precisam pedir a cassação dele, porque ele está traindo o país. Essa é a verdadeira traição à pátria”, declarou, direcionando a fala a parlamentares presentes, como Carlos Veras (PT-PE), Pedro Campos (PSB-PE) e Túlio Gadêlha (Rede-PE).
O deputado Eduardo Bolsonaro, atualmente nos Estados Unidos, é apontado como um dos articuladores do chamado “tarifaço” junto ao governo americano. Ele também tem atuado para questionar processos envolvendo seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no STF, e usado sanções internacionais como argumento político.
Apesar das acusações, o parlamentar não corre risco imediato de perder o mandato. A licença de 120 dias de Eduardo terminou em julho, e a perda do cargo só ocorre caso o número de faltas ultrapasse um terço das sessões plenárias do ano.
Lula reforçou críticas ao ex-presidente Bolsonaro, citando a gestão da pandemia da Covid-19 e a criação do programa Mais Médicos. O presidente defendeu a legitimidade do julgamento e sugeriu que Bolsonaro deveria ser responsabilizado pelo Tribunal Penal Internacional.
*Com informações do Uol
Leia mais:
