O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi escolhido para presidir a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar fraudes envolvendo os descontos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) será o relator do colegiado.
A CPMI terá 15 deputados e 15 senadores titulares e 180 dias para apresentar o relatório final sobre as irregularidades. A instalação da comissão está prevista para a próxima semana.
Omar Aziz garantiu que a investigação será conduzida com isenção e rigor técnico. “Aquele que prejudicou os pensionistas, seja de qual governo for, vai ter que ser punido. Se houve erro no governo Bolsonaro, que se responda. Se foi no governo Lula, o tratamento será o mesmo”, afirmou.
O relator, Ricardo Ayres, afirmou que o trabalho será técnico e imparcial, com foco em proteger os aposentados e pensionistas.
A investigação terá como base indícios da Polícia Federal, que apontam irregularidades em parte dos cerca de R$ 6,3 bilhões cobrados como mensalidades associativas entre 2019 e 2024.
O presidente da Câmara, Hugo Motta, desejou sucesso à comissão. “Desejo a Omar Aziz e a todos os integrantes um excelente trabalho nesta pauta tão relevante para o país”, escreveu em rede social.
Leia mais:
Omar Aziz afirma que Lula não ameaçará Zona Franca de Manaus
