Um filhote de capivara foi vendido por apenas R$ 20 por um homem em situação de rua, em Manaus. O animal foi comprado por um casal que, ao reconhecer a gravidade da situação, acionou o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para realizar o resgate. Além da capivara, o Ipaam também resgatou dois pariris em outras regiões da cidade, na segunda-feira (18).
Capivara foi comprada por casal que acionou o resgate
O casal Geizifran Carvalho e Raquel Vasconcelos relatou que adquiriu o filhote de capivara de um homem em situação de rua, na Avenida Efigênio Salles, zona centro-sul.
“Na quinta-feira (14), um homem em condição de rua nos ofereceu a capivara por R$ 20, e nós compramos com a intenção de acionar o resgate. Enquanto isso, a alimentamos com leite de caixa e banana”, contou Raquel.
Animais silvestres foram encontrados em zonas leste e oeste
As ocorrências aconteceram nos bairros Coroado e São José Operário 2, na zona leste, e no Lírio do Vale, na zona oeste. Em uma das ações, um dos pariris, bastante ferido, não resistiu aos ferimentos e morreu durante o transporte para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Pariris foram resgatados, mas um deles não sobreviveu

No bairro Coroado, o morador Francisco Assis relatou que encontrou um dos pariris ferido no meio da rua, quando voltava da igreja à noite.
““Eu estava voltando da igreja quando vi algo na rua, me aproximei e vi que era um bichinho. O carro vinha bem na hora e quase o atropelou. Eu o afastei da rua principal, ele pulou, então eu o peguei e avisei a minha esposa para acionar vocês”, disse.
Participação da população é essencial
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou a importância da colaboração da população nessas situações.
“A participação cidadã é fundamental para o sucesso dessas ações. Ao encontrar um animal silvestre ferido ou fora de seu habitat, o ideal é não tentar manter o animal em casa, mas acionar imediatamente os órgãos ambientais competentes, que possuem equipe preparada para o atendimento adequado”, orientou.
Destino dos animais após o resgate
Segundo o assessor ambiental da Gerência de Fauna do Ipaam, Gilson Tavernard, o pariri resgatado estava muito ferido, enquanto o filhote de capivara apresentava perda de peso, mas sem lesões aparentes.
Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde passarão por avaliação veterinária e reabilitação. Após a recuperação, serão devolvidos à natureza.
Características do pariri e da capivara
O pariri (Geotrygon montana) é uma ave tímida que vive no solo de florestas densas e costuma ser vista sozinha ou em pares, principalmente durante a seca.
Já a capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) é o maior roedor do mundo, podendo pesar até 66 kg. Vive em áreas úmidas como margens de rios e pântanos, sempre próxima à água.
Em caso de resgate de animais silvestres, a população pode acionar a Gerência de Fauna do Ipaam pelo WhatsApp (92) 98438-7964.
(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Gavião-pedrês e filhotes de aracuã feridos são resgatados e levados ao Ibama em Manaus
