Na noite de sábado (30), o Estádio Carlos Zamith foi palco das finais masculina e feminina da Taça das Favelas Amazonas 2025. O torneio, realizado com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), mobilizou comunidades e contou com a participação de atletas do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci).
“Esta é uma competição que vai muito além do futebol. A Taça das Favelas é uma ferramenta de inclusão social e cidadania, que proporciona oportunidade e visibilidade para jovens talentos das comunidades. O Governo do Amazonas segue apoiando iniciativas que fortalecem o esporte e transformam vidas”, destacou o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Diego Américo.
Compensa leva o título no feminino
A decisão feminina abriu a programação, às 17h, com o duelo entre Compensa e Zumbi. O time da zona Oeste construiu vantagem de três gols logo no primeiro tempo. As atletas da zona Leste reagiram na segunda etapa, mas o placar terminou em 3 a 1 para a Compensa, que levantou a taça estadual.
Viver Melhor é campeão no masculino
Na sequência, às 19h, Alvorada e Viver Melhor protagonizaram uma final equilibrada. A equipe da zona Centro-Oeste abriu o placar no início da partida, mas o time da zona Norte empatou nos segundos finais, levando a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, o Viver Melhor venceu por 3 a 1 e ficou com o título da edição 2025.
Campeões vão disputar a Taça das Favelas Brasil
Com as conquistas, Compensa (feminino) e Viver Melhor (masculino) garantiram vaga para representar o Amazonas na Taça das Favelas Brasil, em São Paulo.
“Estamos muito felizes com essa conquista. É fruto de muito trabalho e dedicação da nossa comunidade. Agora, o foco é São Paulo: vamos intensificar os treinos, tanto na parte tática quanto no preparo psicológico, para representar bem o nosso Amazonas na Taça das Favelas Brasil”, declarou Deiseane Leite, representante da Compensa.

Leia mais: Flamengo x Grêmio: onde assistir, escalações e arbitragem pelo Brasileirão
