O “#SouManaus Passo a Paço 2025”, maior festival gratuito de artes integradas do Brasil, será palco da estreia das primeiras máquinas de coleta seletiva desenvolvidas na Amazônia para eventos.
As dez unidades, chamadas Depósito Verde, foram viabilizadas pela Prefeitura de Manaus por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU). A ação é parte da política ambiental da atual gestão para tornar a capital uma referência em inovação e sustentabilidade.
Reciclagem, educação ambiental e tecnologia unidas
Os coletores inteligentes permitem que o cidadão deposite materiais recicláveis, acumule pontos e troque por benefícios. O sistema também promove educação ambiental, possui design modular, identifica resíduos de alto impacto e se mantém com publicidade veiculada em sua estrutura.
“stamos trabalhando para que Manaus avance em soluções inovadoras e sustentáveis, e a chegada da máquina de coleta é um marco nesse caminho”, afirmou Carlos Valente, diretor-presidente do Implurb.
Gestão ambiental e operação integrada
As máquinas serão operadas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmasclima) e Limpeza Urbana (Semulsp). Ambas coordenam as ações de educação ambiental, coleta seletiva e combate ao descarte irregular de resíduos.
Com a novidade, a Prefeitura de Manaus reforça seu compromisso com políticas públicas voltadas à qualidade de vida, sustentabilidade urbana e à inovação tecnológica.
Tecnologia amazônica com impacto social
As máquinas são fruto da startup Depósito Verde, incubada na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A empresa é a única fabricante de coletoras inteligentes da região Norte e já possui 38 unidades em operação em Manaus, incluindo uma estação em container.
A tecnologia amazônica foi reconhecida pela Softex e pelo CITS, e integra recursos de gamificação, economia circular e impacto socioambiental. O modelo é visto como exemplo de inovação urbana e pode ser destaque nacional na COP 30, em Belém.
(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Sou Manaus celebra diversidade cultural com programações artísticas e musicais
