A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou a Resolução nº 1.122/2025, que concede a Medalha Ruy Araújo e a honraria de Cidadão do Amazonas ao deputado estadual do Rio de Janeiro, Danniel Librelon Dias de Castro. O texto oficial informa que as homenagens se devem a “relevantes serviços prestados em favor do Estado do Amazonas”.

A iniciativa é do deputado amazonense João Luiz (Republicanos), apresentada na última quarta-feira (17). Assim como o homenageado, João é membro da Igreja Universal do Reino de Deus. O parlamentar destacou que a homenagem se baseia nas contribuições de Librelon em trabalhos humanitários, ressaltando sua atuação por dois anos na coordenação do projeto Força Jovem Universal (FJU).

Atuação social destacada

Segundo João Luiz, o deputado fluminense também esteve à frente do Grupo de Evangelização (EVG), onde liderou o projeto “Anjos da Madrugada”, responsável por ações sociais voltadas ao atendimento de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

A proposta foi aprovada pela maioria dos parlamentares, mas a Mesa Diretora da Aleam ainda não definiu a data para a solenidade de entrega da comenda.

Quem é o homenageado

Danniel Librelon é deputado estadual no Rio de Janeiro, eleito pelo Republicanos. Seu perfil oficial na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) destaca uma atuação voltada a temas como segurança pública, defesa civil e direitos sociais. No entanto, não há registros de projetos ou ações diretamente relacionados ao Amazonas.

Medalha

Criada para distinguir personalidades que efetivamente contribuem para o desenvolvimento do Amazonas, a Medalha Ruy Araújo tem caráter simbólico e de reconhecimento público.

Ao ser concedida a parlamentares de outros estados, sem vínculos diretos ou serviços comprovados em benefício do Amazonas, a condecoração pode gerar questionamentos quanto à preservação de seu propósito original.