Após um corpo ser encontrado preso em uma ecobarreira instalada no igarapé do Mindu, zona Centro-Sul de Manaus, nesta segunda-feira (6), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), lamentou o fato e informou que novas estruturas serão instaladas em outros pontos da cidade.

“Expresso aqui meu profundo pesar por essa vida perdida. Acionamos imediatamente os órgãos competentes para todos os procedimentos necessários. Este é o segundo caso registrado desde a implantação das estruturas. Determinei a instalação imediata de mais duas ecobarreiras”, afirmou o prefeito.

Novas ecobarreiras

David Almeida reforçou a importância da instalação das ecobarreiras, destacando os resultados alcançados pela iniciativa. Segundo a Prefeitura de Manaus, mais de 2,7 toneladas de lixo já foram retiradas dos igarapés da cidade.

“Desde o início do ano, as ecobarreiras instaladas pela Prefeitura de Manaus já retiraram mais de 2,7 toneladas de lixo dos nossos igarapés. Hoje, durante uma dessas ações, tivemos uma triste constatação: entre os resíduos, foi encontrado um corpo. Reforçamos nosso compromisso com o meio ambiente, com a limpeza dos igarapés e, acima de tudo, com o cuidado e o respeito pela vida em nossa cidade”, destacou o prefeito.

Corpo é encontrado dentro de igarapé no Passeio do Mindu, em Manaus (Foto: Divulgação)

Limpeza e manutenção das ecobarreiras

O secretário municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis, acrescentou detalhes sobre o funcionamento e a manutenção das barreiras ecológicas. Segundo ele, antes da implantação do sistema, todo o lixo coletado seguia diretamente para o rio Negro, o que inviabilizava qualquer processo de reciclagem.

“A Semulsp implementou uma programação para limpar as barreiras a cada três dias. Entretanto, com as chuvas, em todas as onze ecobarreiras instaladas, o volume de resíduos aumenta consideravelmente. Diariamente, removemos animais mortos, sendo cachorros os mais frequentes. (…) Essa prática é prejudicial, pois os corpos em decomposição no igarapé causam mau cheiro e outros problemas ambientais”, explicou.

Lixo recolhido nos igarapés de Manaus

Quantidades de resíduos removidos pelos serviços de limpeza urbana:

  • 2021: 6.650 toneladas
  • 2022: 6.804 toneladas
  • 2023: 5.175 toneladas
  • 2024: 3.706 toneladas (as ecobarreiras foram instaladas em abril)
  • 2025: 2,7 mil toneladas (até setembro)

Leia mais: Homem é preso após agredir companheira por ciúmes no Amazonas