Um adolescente de 17 anos foi apreendido em flagrante pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), com apoio da Polícia Militar (PMAM), por atos infracionais análogos a duplo homicídio qualificado. As vítimas eram seus irmãos, de cinco e dois anos, e o jovem também é investigado por maus-tratos a animal que resultou em morte. Os crimes ocorreram na quinta-feira (09), na comunidade Vila Tabatinga, área indígena de Barreirinha, zona rural do município.

“Reafirmamos o compromisso da Polícia Civil com Barreirinha, com a população do interior, e demos uma resposta rápida diante dessa tragédia”, destacou o delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI.

Descoberta e ação policial

Segundo o delegado Elton Vieira, informações sobre a morte das crianças foram recebidas via WhatsApp, incluindo a autoria atribuída ao adolescente.

“Solicitamos o apoio da PMAM e nos deslocamos até o local do crime, que fica a cerca de 1h30 da sede do município. Quando chegamos, o adolescente que cometeu o fato já havia sido detido por agentes comunitários de segurança da localidade”, explicou o delegado.

Durante as diligências, a polícia encontrou os corpos das crianças dentro da casa e um cachorro mutilado em uma vala próxima à residência. Também foram apreendidas armas usadas no crime, como um terçado e uma enxada.

Contexto familiar

A mãe do suspeito relatou que no dia do crime saiu pela manhã e deixou as crianças sob a responsabilidade do filho. Ao retornar, por volta do meio-dia, encontrou os filhos mortos.

O caso foi comunicado ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM), que requereu busca e apreensão com internação provisória e remoção do adolescente para Parintins, cumprindo medidas em ação integrada com a SSP-AM e a Polícia Federal (PF).

Segurança e transporte do adolescente

O subcomandante-geral da PMAM, coronel Thiago Balbi, informou que uma equipe conjunta da PC-AM e PMAM resguardou a integridade física do adolescente, utilizando embarcações para transportá-lo com segurança até outro município.

Procedimentos legais

O adolescente responderá por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio qualificado em relação às duas crianças e maus-tratos a animal com resultado de morte. Ele permanecerá à disposição do Juizado da Infância e Juventude Infracional de Barreirinha.

Leia mais

Casos de violência doméstica levam à prisão de quatro homens em Manaus