A pré-candidata ao Governo do Amazonas, empresária e professora Maria do Carmo Seffair (PL), afirmou nesta quarta-feira (15) que segue confiante na disputa eleitoral e espera avançar para o segundo turno em 2026.
A declaração foi feita durante a sessão solene em homenagem ao Dia dos Professores, realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A professora participou do evento ao lado da vereadora Yomara Lins (Podemos), foi convidada a compor a mesa e ressaltou a importância da profissão.
“Essa profissão não é apenas indispensável, é essencial, porque ela é a mãe de todas as outras profissões. Não existe outra profissão sem a presença de um professor. Todas dependem de nós. Isso deveria mostrar a grandeza da função, mas muitas vezes ela não é valorizada. Precisamos resgatar isso urgentemente, pois nós mudamos o futuro”, disse a professora.
Resultados de pesquisa
Maria do Carmo comentou ainda sobre a pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Real Time Big Data, divulgada nesta sexta-feira (10). O levantamento aponta que a pré-candidata possui mais de 20% das intenções de voto nos cenários estimulados e registra a menor taxa de rejeição entre os principais nomes avaliados.
“Aliado às pesquisas, e ao que eu já apresento nelas, para mim é um indicativo de que, sem sombra de dúvida, estarei no segundo turno”, afirmou a professora.
Desafio da visibilidade
A professora destacou, no entanto, que seu nome ainda é desconhecido para grande parte dos amazonenses. Ela pretende expandir sua agenda para o interior do estado, incluindo viagens e ações de divulgação institucional, com o objetivo de ampliar sua visibilidade e aproximar seu nome da população.
“Olha, a pesquisa é um retrato do momento. Em primeiro lugar, ainda sou uma pessoa desconhecida para grande parte da população do Amazonas, mas é algo que vamos corrigir ao longo deste ano, com mais disposição. Também vamos trabalhar firme na propaganda institucional e viajar para o interior”, disse a pré-candidata.
Maria do Carmo afirmou que se coloca na disputa contra políticos que estão no poder há mais de 20 anos, período em que, segundo ela, não houve avanços significativos para a população. A pré-candidata disse que sua candidatura representa a vontade de mudança de parte dos eleitores.
“Os amazonenses têm dado um sinal muito claro de que querem mudança. Esse sentimento cresce, assim como nosso projeto de candidatura. Estou confiante de que podemos renovar a política no Estado”, ressaltou a empresária.
Pesquisa eleitoral
O cenário apresentado nas pesquisas reforça o panorama da disputa pelo governo do Amazonas em 2026. Segundo levantamento do instituto Real Time Big Data, o senador Omar Aziz (PSD-AM) se mantém na liderança e apresenta força eleitoral e presença consolidada junto ao eleitorado
Ao todo, quatro cenários foram testados, com 1.200 pessoas entrevistadas entre os dias 8 e 9 de outubro. A pesquisa apresenta uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que significa que os números podem variar levemente dentro dessa faixa.
No primeiro cenário, Aziz aparece com 43% das intenções de voto, seguido pela pré-candidata ao governo, Maria do Carmo Seffair (PL), que registra 22%. O atual vice-governador Tadeu de Souza (Avante) aparece com 10%, enquanto os votos nulos, brancos e indecisos completam a amostra restante.
Esses números refletem a consolidação de Aziz e a crescente visibilidade de Maria do Carmo, que ainda trabalha para ampliar seu reconhecimento junto à população.
No segundo cenário, Aziz mantém a liderança com 38%, mas o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) registra 34%, o que indica que a corrida eleitoral pode se intensificar.
Leia mais: MPAM investiga irregularidades no Portal da Transparência de Ipixuna
