Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), publicou nesta quinta-feira (15/1), no Diário Oficial do Município (DOM), a lista oficial dos blocos e bandas de Carnaval que receberão apoio institucional para a realização de eventos em 2026.

Seleção de projetos fortalece o Carnaval de Rua

A escolha ocorreu por meio do Edital de Chamada Pública nº 007/2025, lançado em novembro do ano passado. Ao todo, 110 projetos foram contemplados, sendo 50 eventos de pequeno porte, 50 de médio porte e 10 de grande porte.

O apoio inclui serviços de sonorização, iluminação, estrutura de palco, banheiros químicos e outros itens de infraestrutura. A iniciativa garante melhores condições para a realização das festas carnavalescas nas comunidades e bairros da capital.

Diálogo com blocos e bandas carnavalescas

Além do edital, a ManausCult promoveu, no dia 19/11, uma reunião institucional em sua sede com representantes de bandas e blocos carnavalescos. No encontro, foram apresentados os critérios do chamamento público, as etapas de seleção e as diretrizes para a organização do Carnaval de Manaus 2026.

Segundo o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, o apoio ao Carnaval de Rua é estratégico para o fortalecimento da cultura popular e da economia criativa da cidade.

“Estamos estruturando o Carnaval de Manaus com planejamento, critério técnico e respeito aos fazedores de cultura. Este edital fortalece as tradições, estimula a economia criativa e garante retorno social e cultural para a população”, afirmou.

Eventos de pequeno porte contemplados

Foram selecionados blocos e bandas tradicionais e comunitários, entre eles: Bloco das Apertadas; Banda do Pezão – 8ª edição; Bloco das Bundas Incubadas da Boca do Emboca; Banda do Mazon; Banda da Caxuxa 2026; Bloco da Vovó Judith; Banda do Alho; Banda do Mac Naldo; Banda da Sereia; Amigos da Girassol; Bloco Amigos do DZ9; Bloco do Recanto; Banda do Caxangá; Banda do Toba; Potaqueparius Eu Vou; Banda Amigos da Rua Barcelos; Banda Baratas na Folia; Carna Central 2026; Bloco dos Estudantes – Estágio Não é Trote; 11º Bloco da Dekinha; Bloco do Aranha; Banda Carnavalesca Mauazinho na Folia; Bloco da Anaconda; Banda do King 2026; Bloco dos Paus Moles; Bloco Tira Ressaca Vai Que Cola; Banda Folia do Águia; 7ª edição da Banda da Castelo Branco; Bloco Sindicato dos Cornos; Império do Mauá; Benfazer Folia; Banda Vira Latinha 2026; Banda da Tia Célia; Bloco Amigos da Avenida Aracy; Banda do Ovo Azul; 18ª edição Tira Ressaca Rosas da Noite 2026; Bloco Amigos do Puraquequara; Bloco DJ Rafael e Amigos da Baixada; Bloco do Popeye; Bloco dos Fofoqueiros; Banda da Angélica; Banda Carnavalesca das Caboca’s; Banda do Tufão; Bloco Folia do Japiim 1; Bloco Cala Boca e Chupa Logo; Bloco do Varandas; Banda da Independência; Banda Mama Neném; Banda do Conjunto Ribeiro Junior 2026; Banda da Flajorge.

Eventos de médio porte selecionados

Entre os contemplados estão: Bloco Siri Quer Pau 2026; Bloco da Grana – Cores, Ritmos e Diversidade; Banda do Jorge Teixeira; Banda Bizorgay – 26ª edição; Bloco do Caldeira; Banda do Theo 2026; Banda da Getúlio 2026; Bloco dos Brochas 2026; Banda do Galhardo; 26ª Banda de Carnaval Juventude Ativa; Bloco Dale 2026 Ficción Caliente; Banda das Cabritas 2026; Bloco do Feijão; Banda do Pepety; 6ª edição Bloco do Capim Cheiroso; Bloco do Frei; 16ª edição Banda do Papa Sopa; Banda do Copo Cheio; Banda do Bocal Queimado; Bloco das Virgens do Grande Vitória 2026; Banda do Kibarato – 11ª edição; 8ª edição Bloco do Goiabão 2026; 10ª edição Bloco do Malária 2026; Banda do Álcool – 24ª edição; Carnafolia da Colônia Antônio Aleixo 2026; Bloco da Humildade; Banda das Duquesas da 14; Banda das Virgens; 7ª edição Bloco Legionários na Folia; Banda dos Assombrados 2026; Banda Só Fuleiros; Banda do Grande Vitória; Bloco dos Infiéis; Banda do 5 Estrelas; Bloco das Poderosas; Bloco do Alfredão; 25ª Carnaval de Rua Banda da Sarita 2026; Banda da 5; Banda do Fuxico 2026; Banda do Joatan; Bloco do Largo – Gagaval; Bloco da Gigi Fantasy; Bloco das Cabritas 2026; Banda da Rua Santa Isabel 2026 – 11ª edição; Bloco do Netão 2026; Carnatronic 2026; Bloco dos Sapecas; Banda Vitória do Morro da P–14 de Janeiro; Banda do Dedé e a Barca do Pirigaio; Banda do Pimentão; Banda Independente.

Eventos de grande porte apoiados

Na categoria de grande porte, foram contemplados: Confraria do Armando – Bica 2026; Bloco Carnavalesco Galo de Manaus; Banda do Gigante 2026; Carnaval de Educandos 2026; Carnaval do Bloco das Piranhas 2026; Bloco do P10; Bloco do Vieiralves; Banda da Difusora; Banda da Bhaixa da Hégua – 35ª edição; Banda do Boulevard 2026.

A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Manaus com a valorização do Carnaval de Rua e o fortalecimento da cultura popular na capital amazonense.

Leia mais:

Bloco Curupirado faz evento pós carnaval em Manaus