O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) alerta sobre um golpe envolvendo sites falsos para inscrição no projeto CNH Social, realizado desde 2021 pelo Governo do Amazonas. Embora o serviço seja gratuito, golpistas criam links falsos e pedem pagamentos indevidos.
Além disso, os interessados acessam o site falso e são conduzidos a um suposto chat automático que pergunta quais serviços desejam solicitar. Em seguida, após fornecer dados pessoais, o sistema gera um código Pix para pagamento, enganando os usuários.
O Detran-AM reforça que o endereço oficial do CNH Social é detrancidadao.am.gov.br e que não há cobrança de nenhuma taxa em todo o processo, independentemente da categoria escolhida.
Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, “o usuário que estiver com dúvidas deve entrar em contato com os meios de comunicação oficiais do órgão ou se dirigir ao Detran, para sanar qualquer incerteza”.
Como identificar sites falsos
É importante conferir sempre o endereço eletrônico antes de fornecer dados ou efetuar pagamentos. Além disso, links desconhecidos podem ser fraudulentos. Por isso, o Detran-AM recomenda usar apenas canais oficiais para inscrições e informações sobre o CNH Social.
Diferença entre CNH Social e CNH do Brasil
O projeto CNH do Brasil, lançado em dezembro de 2025, busca reduzir custos para obtenção da CNH.
Por outro lado, o CNH Social é um programa do Detran Cidadão, lançado em novembro de 2021, que permite à população obter a CNH gratuitamente.
