A escola de samba Unidos do Viradouro, de Niterói, foi a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro. O anúncio ocorreu durante a apuração das notas na Cidade do Samba, nesta quarta-feira (18).

O enredo “Pra Cima, Ciça” homenageou o mestre de bateria da escola. Segundo o jornal O Globo, o ponto alto da apresentação foi “explorar com maestria o carisma dessa figura, tanto como representante do sambista tradicional quanto pela sua presença marcante”.

Ciça brilha na pista e revive cena histórica

Durante o desfile, Ciça se apresentou junto à comissão de frente e, em seguida, voltou para o início da pista para se unir à bateria Furacão Vermelho e Branco.

Lá, ele reeditou uma cena icônica do Carnaval de 2007: subiu em um carro alegórico com os ritmistas da Viradouro e regeu tudo do alto, ao lado da rainha Juliana Paes.

Além de conduzir a bateria, Ciça também se tornou o enredo da escola vencedora e recebeu o Estandarte de Ouro como Melhor Escola.

Mestre de bateria é reconhecido como Personalidade do Ano

Sozinho, Ciça garantiu o título de Personalidade do Ano, principal premiação da folia, concedida pelo jornal O Globo desde 1972. A honraria reforça sua importância no Carnaval e no samba carioca.

Leia mais: