Manaus (AM)- O maior desafio de águas abertas da região Norte, unindo esporte, natureza, cultura e turismo, a maratona aquática Rio Negro Challenge (RNC), acontece neste domingo (15), às 7h, na praia da Ponta Negra, zona Oeste.
A competição terá disputa de provas nas distâncias de 2 quilômetros, 4 quilômetros e 6 quilômetros. Mais de 260 competidores de diversos lugares do país participam da competição aquática, que busca incentivar o turismo esportivo na capital amazonense.
O evento é realizado pela Associação Aquática Amazonas, e conta com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscut).
A competição, realizada desde 2013, é uma das principais provas do calendário das maratonas aquáticas do Brasil, e já recebeu atletas olímpicos, como a campeã olímpica brasileira Ana Marcela Cunha, medalha de ouro na prova de 10 quilômetros na maratona aquática da Olimpíada de Tóquio (Japão), em 2021; e a holandesa Sharon van Rouwenndaal, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio (RJ), em 2016.
O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, comenta que intensificar e promover incentivos ao turismo esportivo tem sido uma das principais ações do município.
“Estamos trabalhando projetos que unam turismo, cultura, natureza e esporte. Vamos divulgar Manaus através do turismo esportivo. Nadadores de vários Estados estão vindo participar da competição, eles terão a experiência única de nadar no nosso rio Negro, em meio ao verde da floresta amazônica. E o objetivo do prefeito David Almeida é fazer com que o mundo conheça Manaus por meio do esporte, alinhando ações para a preservação da nossa floresta e do desenvolvimento sustentável, além de movimentar a cadeia do turismo com ocupação hoteleira e outros serviços” comentou Oliveira.
No total, 41 nadadores de Estados como: Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Roraima e Pará, vão participar da prova de águas abertas. Ao final, todos os atletas receberão medalha de participação. Serão premiados com troféu os três primeiros colocados gerais, nas categorias masculino e feminino, de cada prova.
Serão premiados com medalhão os três primeiros colocados, por faixa etária, nas categorias masculino e feminino, de cada prova, além de premiar com troféu os três primeiros colocados na categoria Pessoa com Deficiência (PcD), nas categorias masculino e feminino.
O organizador do evento esportivo, Pierre Gadelha, celebra o retorno da prova à praia da Ponta Negra, cartão-postal de Manaus. “É uma alegria enorme poder estar de volta à Ponta Negra, fazendo um evento que definitivamente já entrou para o calendário das principais provas do Brasil. Uma prova que é um orgulho para o esporte amazonense”, comemora.
Um estande de divulgação irá reforçar a ideia da Prefeitura de Manaus de valorizar o potencial turístico da cidade por meio do esporte, com distribuição de kits com guias turísticos e gastronômicos, adereços e artesanatos regionais, destacando a cultura local. A competição será transmitida ao vivo pelo Facebook da Manauscult, a partir das 7h.
O titular da Subsecretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Aurilex Moreira, destaca a importância do evento, que fomenta a prática de atividade física e o turismo esportivo.
“Esse evento, fomenta duas frentes: tanto a prática da atividade física aquática, que é a natação, a travessia, que já é um evento tradicional em nossa cidade, em que academias, várias piscinas, além de professores de natação que treinam seus alunos em prol desse evento, pois é um desafio pessoal de cada atleta. E desenvolve também, o turismo esportivo, porque muitos atletas vêm de fora da cidade, de outros Estados e até de fora do país para conhecer nossa cidade, conhecer nossa cultura, deixando aqui investimentos”, destacou.
Maratona
A “Maratona Internacional de Manaus”, evento esportivo que celebrará o aniversário da capital amazonense nos dias 22 e 23 de outubro, com largada e chegada no calçadão do complexo turístico Ponta Negra, também será divulgada na competição como forma de ampliar o número de participantes de outros Estados.
Durante a divulgação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizará doação de 200 mudas de plantas frutíferas para os competidores. No estande, todo o material publicitário vai destacar a cultura local, e a defesa do desenvolvimento econômico em sinergia com a conservação ambiental.
*Com informações da assessoria
Edição Web: Bruna Oliveira
Fotos: Alcides Neto / Rio Negro Challenge
Leia mais:
Meia Maratona Sustentável do Amazonas confirmadas para 15 de maio
Manaus FC recebe investimento da prefeitura de Manaus
Torcedores compram ingressos para jogo do Vasco em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱