As imagens exibidas, neste domingo (10/05), no Fantástico, da TV Globo, mostram a inspeção realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na fábrida da Ypê, em Amparo, no interior de São Paulo. Os equipamentos aparecem com sinais de corrosão e falhas em áreas usadas na produção de detergentes e lava-roupas.

Segundo o relatório da agência, fiscais encontraram problemas no tanque de manipulação de produtos para lava-louças e flagraram restos de produtos armazenados sendo devolvidos às linhas de envase. A inspeção foi realizada por técnicos da Anvisa, do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e da Vigilância Sanitária de Amparo.
No relatório, os fiscais afirmam que “durante a inspeção, foram constatados descumprimentos relevantes em etapas críticas do processo produtivo, o que inclui falhas nos sistemas de garantia da qualidade, produção e controle de qualidade”.

O texto também alerta que “os problemas identificados comprometem o atendimento aos requisitos essenciais de boas práticas de fabricação de saneantes” e podem gerar risco de “contaminação microbiológica”.
Em nota, a Ypê disse que a inspeção “não encontrou contaminação em seus produtos” e afirmou que as imagens divulgadas mostram áreas sem contato direto com os itens fabricados. A empresa informou ainda que a unidade está parada desde quinta-feira (7) para acelerar adequações exigidas pela Anvisa. O risco foi identificado apenas em lotes com final 1.
Leia mais
Anvisa proíbe fabricação e determina recolhimento de produtos da Ypê; veja quais
Treinador de jiu-jitsu Melqui Galvão é preso em Manaus suspeito de abuso sexual contra alunas
