×
Meio ambiente

Wilson Lima estende poder de fiscalização ambiental a instituições de segurança pública

A medida foi instituída em decreto assinado pelo governador Wilson Lima nesta quinta-feira (2)

Manaus (AM) – Com o objetivo de ampliar o combate ao desmatamento e às queimadas ilegais no estado, o Governo do Amazonas estende o poder de fiscalização ambiental a órgãos de segurança pública. A medida foi instituída em decreto assinado pelo governador Wilson Lima nesta quinta-feira (2), ocasião em que também decretou Situação de Emergência Ambiental no Sul do Amazonas e na Região Metropolitana de Manaus.

Agora, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) poderá firmar convênio junto ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental, ao Corpo de Bombeiros Militar e à Polícia Civil do Amazonas, para que as instituições exerçam, também, as prerrogativas de fiscalização ambiental.

Segundo o governador, a medida visa otimizar as ações de campo realizadas pela Operação Tamoiotatá 2. A força-tarefa tem integrado, desde a sua primeira edição, em 2021, as forças ambientais e de segurança do Amazonas, no intuito de amplificar os resultados e aprimorar as ações de inteligência no combate aos crimes contra o meio ambiente.

“Nós estamos entrando em um período muito delicado que é o período de estiagem, o verão amazônico. Há um aumento muito grande de pressão sobre as florestas naquela região do Sul do Amazonas, que é a que mais nos preocupa. Desde que eu assumi o governo temos trabalhado para dar condições ao Ipaam e aos órgãos de segurança para que possam atuar de forma firme contra a criminalidade praticada ao meio ambiente”,

disse Wilson Lima.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Wilson Lima anuncia investimentos de R$ 7,1 milhões para Urucurituba e Caapiranga

Auxílio Enchente está disponível para 40 mil famílias, destaca Wilson Lima

Governador Wilson Lima implantou sete salas de cultura no interior do Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.