A expansão da Zona Franca de Manaus (ZFM) para o interior e novas matrizes econômicas estão entre as prioridades da gestão de Maria do Carmo, candidata ao Governo do Amazonas pela coligação “Mudar é Urgente” – PL/Novo. A iniciativa, anunciada nesta segunda-feira (28), durante debate entre candidatos na TV A Crítica, visa, principalmente, levar dignidade ao povo que vive além da capital amazonense.
“Vamos cuidar da ZFM e prepará-la para atrair novos negócios e novas tecnologias. Além disso, vamos interiorizar o modelo de desenvolvimento econômico para que o povo do interior tenha mais oportunidades de trabalho”, anunciou a única mulher candidata ao Governo do Estado.
A capacitação da mão de obra para a indústria também está no projeto da Professora. “Vamos preparar os jovens para trabalhar com Inteligência Artificial (IA), por meio de ensino técnico e cursos ofertados pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam)”, frisou.
A candidata destacou, ainda, que atuará na linha de frente da defesa da ZFM, que é, constantemente atacada por órgãos e entidades ligados ao segmento de outros Estados brasileiros. Ela reforçou, também, a instalação da Câmara Técnica Tributária, que deverá monitorar os os impactos da Reforma Tributária e propor ajustes na legislação estadual.
Novas matrizes econômicas
Além de levar a Zona Franca de Manaus para o interior, a Professora Maria garantiu o incentivo a novas matrizes econômicas no Estado, que deverão impulsionar a geração de emprego e renda em todo os municípios amazonenses.
“No interior, a piscicultura, mineração e agricultura terão a nossa atenção”, informou Maria do Carmo.
Outro segmento que terá prioridade no governo Professora Maria é o turismo. O plano prevê transformar o Amazonas em um destino de ecoturismo internacional, ampliar a conectividade aérea regional e fortalecer grandes eventos de projeção mundial, como o Festival de Parintins.
“Hoje, o Amazonas inteiro está paralisado. A gente não pode viver apenas na ZFM, especialmente o interior. Nós não temos turismo, não temos setor primário e nem infraestrutura. São esses três pilares do meu plano de governo para dar um choque de gestão”, cravou Professora Maria do Carmo durante o confronto de ideias com o candidato Omar Aziz (PSD).
LEIA MAIS:
Maria do Carmo garante virar chave da gestão e fazer ‘pente-fino’ nas contas do Estado
