×
Vacinação

Vacina contra a influenza está liberada para toda a população de Manaus

Os endereços e horário de funcionamento das unidades com salas de vacina estão disponíveis no site da secretaria

Manaus (AM)- A vacina contra a influenza (gripe) está liberada para toda a população, com seis meses de idade ou mais, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

A campanha de imunização contra a doença, executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), teve início no dia 4 de abril e alcançava, até o último sábado, 25, um total de 17 grupos prioritários.

De acordo com o titular da Semsa, Djalma Coelho, os usuários já podem buscar uma das 171 salas de vacina da Semsa, de 8h às 17h nas unidades de horário normal, e até às 20h nas unidades de horário ampliado.

“Essa vacina vai ficar disponível enquanto houver doses e depois só voltará a ser oferecida na próxima campanha, ano que vem”, assinalou.

Os endereços e horário de funcionamento das unidades com salas de vacina estão disponíveis no site da secretaria (semsa.manaus.am.gov.br) ou diretamente pelo link bit.ly/salasdevacinamanaus.

A ampliação da vacinação foi alinhada em reunião com gestores da secretaria, junto aos Distritos de Saúde (Disa), no fim da manhã desta segunda. A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, informou que o público em geral deve apresentar documento de identidade com foto, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão de vacina para receber a vacina.

“As pessoas que têm interesse em se imunizar contra a gripe devem buscar uma unidade de saúde o quanto antes. Hoje, na Semsa, temos mais de 150 mil imunizantes contra a influenza em estoque”, disse Isabel. 

A vacina contra a influenza (trivalente) protege contra três cepas do vírus, a H1N1, H2N3 e linhagem B/Victoria.

Cobertura vacinal

A Semsa estima que 455.098 pessoas integram os sete grupos prioritários monitorados pelo Ministério da Saúde, que são idosos de 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, gestantes, puérperas e indígena aldeados. A cobertura vacinal alcançada, até sábado, foi de 76,13%.

A subsecretária de Gestão da Saúde, Aldeniza de Souza Araújo, destacou que os trabalhadores da saúde e professores tiveram 100% de cobertura. Já os indígenas aldeados alcançaram cobertura de 87,91%, mas esse grupo é vacinado conforme estratégia desenvolvida pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei).

Ainda conforme Aldeniza, os idosos alcançaram cobertura vacinal de 75,87%; as crianças, de 65,26%; gestantes atingiram 63,92%; e puérperas, 81,06%. A subsecretária considerou o quantitativo ainda baixo, e convocou a população para comparecer nas unidades de saúde.

“A influenza, conhecida popularmente como a gripe, é uma doença que pode se agravar e evoluir para um óbito, mas ela é imunoprevenível, ou seja, a vacina é a melhor estratégia para evitar esse agravamento. Nós estamos fazendo nosso papel com compromisso e responsabilidade, em disponibilizar o imunizante à população, e precisamos que a população retribua e participe”, disse.

Sarampo

A campanha de vacinação contra o sarampo foi encerrada na última sexta-feira (24) conforme determinação do Ministério da Saúde. A vacina tríplice viral, que também protege contra a rubéola e caxumba, também começou a ser ofertado no dia 4 de abril, junto com a vacina contra a influenza.

A tríplice viral tinha como público-alvo as crianças de seis meses a menores de 5 anos e os trabalhadores da saúde. A Semsa estima que 216.407 pessoas fazem parte desses grupos em Manaus, sendo 159.789 crianças e 56.618 trabalhadores da saúde.

A cobertura vacinal atingida foi de 60,98%. Em uma avaliação distinta, a secretaria observou que a cobertura entre os trabalhadores da saúde foi de 95,87%, e entre as crianças, 48,62%.

*Com informações da assessoria

Fotos – Antonio Pereira / Arquivo Semcom

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Campanha de vacinação contra influenza encerra em Manaus

Manaus terá mais de 50 pontos de vacinação em Manaus

Manaus intensifica vacinação contra influenza

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *