×
Educação

Escritor Elson Farias recebe homenagem em escola de Manaus

Escritor Elson Farias recebe homenagem em reinauguração de biblioteca da da Escola Municipal Professora francisca Lima da Rocha

Escritor Elson Farias - Foto: Thaís Araújo
Escritor Elson Farias - Foto: Thaís Araújo

Manaus – O escritor amazonense Elson Farias foi homenageado nesta segunda-feira (25) por ocasião da reinauguração da biblioteca da Escola Municipal Professora francisca Lima da Rocha, no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus.

Durante a solenidade de inauguração, escritor foi agraciado como patrono do espaço de leitura e aprendizado. De acordo com a Semed, a ação teve o intuito de valorizar e manter viva a memória da personalidade que contribui para a história de Manaus.

Para o homenageado, o poeta Elson Farias, esse momento é muito especial para a sua vida, porque retrata sua dedicação à literatura regional.

“Acredito que não há algo melhor para um escritor que receber uma homenagem dessa. A escola inaugura a biblioteca e coloca com o meu nome, sendo realmente algo muito bom para mim, porque escrevo há 60 anos sobre literatura, poesia, romance, ensaios e contos infantojuvenis. Espero que este espaço seja muito útil para as crianças do bairro”, declarou.

Reinauguração da Biblioteca
Reinauguração Biblioteca da Escola Municipal Professora Francisca Lima da Rocha

O chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Dalmir Salazar, destacou que enaltecer quem contribui para o desenvolvimento da educação e cultura é um dos princípios da gestão do prefeito David Almeida.

“Hoje, tem sido uma política da Semed a valorização dos nossos escritores e poetas. Assim, deixamos vivo o legado que essas pessoas representam para o estado do Amazonas. Afirmo que essa valorização tem sido fundamental para a história da educação”, enfatizou.

Ainda de acordo com o diretor, o escritor Elson Farias é filho da região amazônica e já escreveu muitos livros sobre a beleza da região e da vida de caboclos e ribeirinhos.

” Então, após consulta ao conselho escolar, o escolhemos por toda sua trajetória. É muito bom fazermos essa homenagem em vida e ele poder ter participado conosco desta festa. Nossa escola está muito feliz, porque é um momento muito significativo para a gente”, disse.

Biografia

O amazonense Elson Farias nasceu em 11 de junho de 1936, no município de Itacoatiara. O poeta e escritor fez parte do Clube da Madrugada e é membro da Academia Amazonense de Letras, da qual foi presidente entre 2004 e 2007.

Entre as principais obras de Elson Farias destacam-se:

  • Barro verde (1961),
  • Estações da várzea (1963),
  • Três episódios do rio (1965),
  • Roteiro lírico de Manaus em 1900 (1977),
  • Made in Amazonas (1978),
  • Clube de Poesia e Crítica (1980),
  • A destruição adiada (2002)
  • Memórias Literárias (2005).

Leia mais:

João Bosco Botelho lança livro sobre o Clube da Madrugada em Manaus

Semana da Literatura Amazonense encerra em Manaus

Inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura terminam nesta sexta-feira (11)

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

  1. Elson Farias merece amplas e justas homenagens. Intelectual respeitado. consagrado poeta. Fui honrado com a participação do Elson, nas “orelhas” do meu livro de poemas, “Interior Inacabado”. Saúde e alegrias para ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *