×
Museu da Amazônia

Casa das Serpentes do Musa reabre para visitação em Manaus

O local reúne mais de dez espécies de serpentes vivas e conta com várias outras atrações

Museu do Musa em Manaus
Museu do Musa em Manaus - foto: divulgação

Manaus (AM) – O Museu da Amazônia (Musa), em Manaus, reabre a Casa das Serpentes para visitação a partir desta sexta-feira, 5 de agosto. O local, que estava em manutenção, reúne mais de dez espécies de serpentes vivas.

No local, os animais residem em cativeiro, e além do trabalho de educação ambiental, a finalidade do museu é mantê-las contidas, observando seu comportamento e desenvolvimento. Os visitantes podem ver o processo de alimentação, acasalamento e predação das serpentes, além da coleta de parasitas para observação e pesquisa. Também é possível ver as serpentes trocando de pele, bebendo água, dormindo, ou ativas durante o dia.

Segundo o Musa, a Casa das Serpentes conta com três famílias de cobras:

  • A família Viperidae, que possui grande importância médica e farmacológica devido aos estudos e aplicações do potente veneno de espécies como a jararaca-da-norte (Bothrops atrox).
  • A família Boidae que é constituída por espécies não peçonhentas e que impressionam pelo tamanho.
  • E a espécie Papa-pinto (Spilatos sulphureus) pertence à família Colubridae: uma cobra verde com comportamento diurno, que costuma receber os visitantes com olhos e postura atentas.

Sobre o Musa

O Museu da Amazônia, em Manaus, abre diariamente, com exceção das quartas-feiras. Para adentrar no local, o visitante pode optar entre visita com guia (conta com um monitor para conduzir o grupo entre trilhas e exposições), e visita sem guia (a Casa das Serpentes está com uma equipe preparada para tirar todas as dúvidas dos mais curiosos e apresentar a exposição).

As atividades contam com meia–entrada para manauaras, moradores de Manaus, estudantes, professores, idosos acima de 60 anos, acompanhantes de PcD, bombeiros, forças armadas (exército, marinha e aeronáutica) e policiais civis e militares. Crianças até 5 anos e PcD não pagam.

Serviço sobre Museu do Musa
Museu do Musa – Informações

Museus locais recontam a história do povo “Amazônida”

Prefeitura define restauração do Museu do Porto de Manaus

Museu da Cidade de Manaus recebe exposição sustentável de Alfredo Borret

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *