×
Passo a Paço

Manaus realiza maior festival de artes integradas da Amazônia

O centro histórico da cidade foi o local escolhido, e terá três portais, todos construídos com materiais recicláveis (como pallets e papelão)

Manaus convida turistas de todo o Brasil para curtir quatro dias de muita música, teatro, artes plásticas, moda e gastronomia no #SouManaus Passo a Paço, festival montado no centro histórico da cidade, às margens do Rio Negro, de 3 a 6 de setembro deste ano.

O evento é uma opção para quem quiser passar o fim de semana na cidade e esticar até o feriado de 7 de setembro para conhecer seus atrativos. Para tornar o evento atraente para todos os públicos, a cidade aposta no tripé Sustentabilidade, Diversidade e Gastronomia.

Djonga, Jota Quest, Joelma, Duda Beat, Lia Sophia, a banda internacional Double You, o chef Rodrigo Oliveira e o musical ‘A Hora da Estrela’ serão algumas das atrações que sobem aos palcos do Festival

O centro histórico da cidade foi o local escolhido, e terá três portais, todos construídos com materiais recicláveis (como pallets e papelão), que levarão os turistas aos palcos. A cenografia mistura as cores da Amazônia e os conceitos de manter a floresta de pé, proteger os rios e preservar as espécies ameaçadas de extinção. Além disso, boas práticas como o uso de plástico biodegradável e o objetivo de neutralizar a emissão de gases poluentes foram compromissos assumidos pelo município como organizador do evento.

“Nós estamos construindo um evento com responsabilidade. Esse é um evento realizado em um cenário riquíssimo: no berço de constituição de nossa cidade, onde ela surgiu, em meio aos prédios históricos e pertinho do Rio Negro. Será uma experiência única para quem vem à cidade, que oferece ainda outros atrativos para o turista durante o dia e noite”, comenta o prefeito David Almeida.

Atrações

“O #SouManaus tem um line-up artístico rico, com referências que englobam o regional e o internacional, uma base que nos permite conversar com o mundo. Exemplo disso é que teremos manifestações artísticas acontecendo em dois palcos simultaneamente: o Tucupi e o Caboquinho. Já na área interna do Porto de Manaus, vamos homenagear a cultura urbana, com apresentações de mais de 150 artistas do hip hop, 100 artistas do teatro e palhaçaria e mais de 60 artistas locais dos mais variados gêneros musicais”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira.

Para celebrar a diversidade, ele explica que os artistas que sobem aos palcos vão do brega ao pop internacional, passando pelo gospel e pela música infantil. E para fazer um barulho ainda maior, o evento contará com um desfile de moda com 11 estilistas indígenas: o Manaus Fashion Day, para 300 convidados especiais.

Foto: Nathalie Brasil – Semcom/Prefeitura de Manaus

Turismo e gastronomia

Com a retomada do setor de turismo em todo o país, a Prefeitura de Manaus busca soluções inteligentes para promover a cidade, a curto e longo prazo, e atrair ainda mais turistas, gerando assim consumo e renda.

A diretora de Turismo da pasta, Oreni Braga, conta que o #SouManaus está em sua sétima edição, mas em 2022 vem com uma nova proposta: inaugurar a participação da cidade na rota do turismo nacional de eventos. “Hotéis, restaurantes, agências de viagem e receptivos têm uma grande expectativa para o mês de setembro. O festival será a nossa virada de chave para nos prepararmos para as grandes feiras nacionais e internacionais de turismo de 2023”, compartilha.

O destaque da gastronomia vai para a aula show com Rodrigo Oliveira, chef dos restaurantes Mocotó, em São Paulo (SP), e do Caboco, em Los Angeles (EUA), competidor do programa da Netflix ‘Iron Chef’. A aula será aberta a chefs profissionais e cozinheiros e cozinheiras de feiras e mercados — mais uma mostra da valorização da diversidade no evento.

Programação

Ao todo, o festival #SouManaus terá palcos com mais de 300 apresentações simultâneas nos dias 3, 4, 5 e 6 de setembro, a partir das 17h. No dia 3, sábado, Djonga, Duda Beat e Jão comandam os palcos, além de Bárbara Eugênia e Lia Sophia & Pinduca.

No domingo, dia 4, o #Sou Manaus recebe a atração internacional Double You, Jota Quest, Tasha & Tracie e Odair José. No dia 5, segunda-feira, é a vez de Diogo Nogueira, Joelma, Scalene e Felipe Araújo.

Na terça-feira, 6, o evento será exclusivo para o público infantojuvenil e cristão, com atrações como Bita, padre Antônio Maria, Tony Allysson, Bruna Karla, André Valadão, Art’Trio e Leandro Borges.

A Orquestra Filarmônica do Amazonas e o musical ‘A Hora da Estrela’, inspirado no romance de Clarice Lispector, também estão na programação. O público poderá aproveitar, ainda, feiras gastronômicas, de artesanato, economia criativa e o espaço Manaus Fashion Day.

A programação em todos os palcos vai até às 23h40. Os intervalos serão comandados por DJs locais. A programação completa pode ser acessada pelo site.

*com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Artista do AM se apresenta no Rock in Rio 2022

Revista “Mosaico Manaus” conta com edição dedicada ao turismo

Museu promove evento para celebrar aniversário de Santos Dumont

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *