×
Eleições

Eleições 2022 contarão com número recorde de candidatos indígenas

A autodeclaração racial iniciou em 2014 e desde então o número de indígenas que se candidataram no processo eleitoral vem crescendo

Reprodução

Brasília (DF) – O número de candidaturas indígenas nas eleições deste ano é o maior desde o início da autodeclaração racial do candidato, em 2014, com 175 nomes. Porém, dados disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que, destes, apenas nove irão concorrer a cargos majoritários.

Durante o processo eleitoral de 2014, foram 84 candidatos que se autodeclaram indígenas. Já em 2018, esse número subiu para 134. Nas eleições deste ano, foram registrados 175 candidatos que se autodeclaram indígenas.

Entre as candidaturas indígenas, há apenas dois postulantes à vaga de governador e um à vaga de vice-presidente na chapa com a candidata Vera Lúcia (PSTU): a candidata Raquel Tremembé (PSTU).

Já entre os candidatos a deputado estadual, os postulantes que se autodeclaram indígenas ocupam 60% das candidaturas.

De acordo com os dados do TSE, os partidos que possuem o maior número de candidatos indígenas são a Rede Sustentabilidade, com 3,9%, seguido pelo PSol, com 2,8% e o PT, com 2%.

*Com informações do Metrópoles

Leia mais:

Rodrigo Guedes denuncia empresa Mamute por calote em trabalhadores da limpeza em Manaus

Candidatos a deputado federal no AM iniciam campanha nas ruas e nas redes sociais

Alexandre de Moraes toma posse como presidente do TSE

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *