×
Guerra na Europa

Zelensky pede que jornalistas da AL levem à verdade sobre a guerra

Zelensky afirmou ainda que a Rússia tenta impedir contatos da Ucrânia com países da América Latina

presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em seu pronunciamento
presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em seu pronunciamento - Foto: reprodução

“Temos uma sociedade que é forte, que está se defendendo. Falta nos conhecermos melhor. As relações bilaterais se constroem com a convivência, disse o presidente ucraniano, pedindo que jornalistas da América Latina visitem a Ucrânia para “que a verdade seja levada a seus países. Só assim poderão entender o que a Rússia fez conosco, e ver com seus próprios olhos as consequências da guerra”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky

O pronunciamento foi feito a estudantes e professores da Universidade Católica do Chile por videoconferência. 

Zelensky afirmou ainda que a Rússia tenta impedir contatos da Ucrânia com países da América Latina e pediu que os líderes da região intensifiquem as relações bilaterais com Kiev.

Quase seis meses após o início da invasão russa à Ucrânia, Zelensky falou pela primeira vez à América Latina.

“Creio que não temos comunicações suficientes (entre Ucrânia e países da América Latina). Acho que isso tem que ser corrigido, afirmou o presidente, ao responder a pergunta de uma jornalista.É preciso entender que a Federação Russa trata de impedir nossos contatos com países da América Latina, porque tem sua própria influência na região”, disse o líder ucraniano.

Desde o início do conflito armado, que tem um alto custo humanitário e um grave efeito sobre a economia mundial, Zelensky realizou uma série de conferências pedindo ajuda internacional aos Estados Unidos e a diversos países da Europa e do Sudeste Asiático.

O presidente ucraniano pediu que os países da América Latina se unam às sanções contra a Rússia. “Quero que se unam às sanções, para que a política seja ainda mais eficaz. Não mantenham comércio com a Rússia e impeçam a chegada de turistas russos à região”, disse Zelensky.

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *