×
Encerramento

Pequim encerra Jogos de Inverno e passa bastão para Itália

O Brasil teve quatro profissionais no desfile

Em cerimônia marcada por um belo show de luzes, sons e tecnologia, os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim-2022 foram encerrados neste domingo (20), no Estádio Nacional, o Ninho do Pássaro. A cidade chinesa é a primeira a receber Olimpíadas de Verão (2008) e de Inverno.

Agora, a bola está com a Itália, que vai sediar a edição de 2026 nas cidades de Milão e Cortina D’Ampezzo, separadas por cerca de 400 km. A edição daqui a quatro anos promete marcar história por ser a primeira vez que duas cidades dividem a responsabilidade, além de ser a 25ª edição dos Jogos de Inverno.

Por causa da Covid-19, o evento de encerramento em Pequim teve algumas limitações, mas imitou o de 2008, quando a chama olímpica foi apagada e fogos de artifício formaram os anéis dos Jogos.

Foram 16 dias de competições, com a Noruega como a grande campeã: 37 medalhas – 16 ouros, 8 pratas e 13 bronzes. Em seguida, Alemanha, com 27 pódios, sendo 12 ouros, e China, com 15 pódios e 9 topos. O Brasil voltou zerado, mas com festa do COB.

Desfile das delegações

A Noruega, aliás, foi a primeira delegação a desfilar. Depois, foram entrando as demais delegações, e os atletas formaram um nó chinês, que foi reproduzido num telão com luzes de LED.

A cerimônia também fez menções ao horóscopo chinês. O Brasil teve quatro profissionais no desfile: os atletas Manex Silva e Eduarda Ribera, além de Anders Pettersson, chefe de missão, e Ronaldo Aguiar, o fisioterapeuta do COB.

Antes do desfile, crianças chinesas entraram no estádio carregando lanternas em formato de flocos de neve, que simbolizavam os Jogos de Inverno. Na reta final da cerimônia, o prefeito de Pequim “entregou” a palavra a Thomas Bach, presidente do COI. Logo após, falaram os prefeitos de Milão e Cortina.

*R7

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Veterinária alerta sobre doenças em pets durante “Inverno Amazônico”

Brasil estreia nos jogos de Pequim

Brasileira estreia de olho na final do skeleton, em Pequim

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *