A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou, nesta quarta-feira (23), a unidade em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), e agora se faz presente em 10 dos 13 municípios da Região Metropolitana da capital. Durante a solenidade, dois servidores aprovados em concurso para atuar na cidade tomaram posse.
Participaram da inauguração o defensor público geral, Ricardo Paiva; o vice-prefeito de Iranduba, Robson Adriel; o controlador-geral do Estado, Otávio Gomes; o procurador geral de Justiça, Alberto Nascimento; além de parlamentares, secretários municipais e outras autoridades.
Ricardo Paiva salientou o desafio da Defensoria para estar cada vez mais perto da população, reforçando o compromisso de levar acesso à justiça às populações mais carentes do interior do Estado.
“Hoje a Defensoria conta com 11 polos, com unidades construídas com recursos próprios, com estrutura adequada. Estamos mostrando que, com planejamento, temos a chegada efetiva a Defensoria no interior e do interior ela não vai mais sair, porque temos um cenário diferente, com a presença frequente e efetiva de defensor público ao lado da população que mais precisa e clama por acesso à justiça”, frisou.
Localizada no prédio do PAC (Centro Comercial Rio Negro Center), na estrada de Iranduba, a Defensoria de Iranduba conta com dois defensores públicos, dois analistas, um técnico administrativo e três estagiários de Direito. Os servidores Victor Ricardo Freire Correia (analista jurídico), 28, e Juliana Portilho (assistente técnica), 27, foram empossados durante a inauguração e vão iniciar os trabalhos.
O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A partir de dezembro, o atendimento também poderá ser feito à distância, através do WhatsApp (92) 98559-1599. O defensor público Danilo Garcia será o coordenador da unidade.
O vice-prefeito, Robson Adriel, elogiou a iniciativa da DPE-AM e destacou que a unidade será estratégica para auxiliar as pessoas mais vulneráveis na busca por direitos.
“Com certeza, é um sonho de muitos municípios e nós estamos realizando este sonho hoje. Iranduba é um município que precisa de total atenção e as pessoas que vão procurar atendimento aqui, estão buscando socorro, alguém que possa ser uma válvula de escape, e a Defensoria vai ser essa mão amiga, para que possamos representar e defender aqueles que de fato precisam”, disse ele.
Presença forte no interior
Em 2022, a DPE inaugurou unidades em Careiro Castanho, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Iranduba. Manacapuru e Novo Airão são atendidas pelo Polo Rio Negro-Solimões. Itacoatiara, Itapiranga e Silves pelo Polo do Médio Amazonas.
Para 2023 estão previstas as inaugurações das unidades em Autazes, Careiro da Várzea e Manaquiri, completando assim, junto com Manaus, as 13 cidades da Região Metropolitana.
Também para 2023 está prevista a inauguração do 12º polo, o do Juruá, que cobrirá as cidades de Eirunepé, Carauari, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Envira, e assim a DPE-AM atingirá 100% de presença no interior.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Defensoria Pública disponibiliza testes de DNA gratuitos em Manaus
Defensoria abre 20 vagas em processo seletivo de estágio em Direito
Rio Preto da Eva ganha sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱