Manaus (AM) – Após o assassinato de três pessoas durante um jogo de futebol em Manaus, parlamentares do Amazonas afirmaram ao Em Tempo, nesta segunda-feira (23), sobre a importância de ir além dos investimentos em segurança pública para combater a criminalidade e o aumento de facções criminosas. No último domingo (22), integrantes de uma facção criminosa invadiram um campo de futebol, localizado no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste da capital, e atiraram contra os jogadores.
Conforme informações das equipes da Polícia Militar, o alvo da ação criminosa seria Felipe Klesler Freitas da Costa, de 30 anos, também conhecido como “Marapá”. Ele foi assassinado juntamente com outras duas pessoas, identificadas como Valcenir Oliveira da Silva, de 27 anos, e Odilon Vieira Mendonça, de 31 anos.
Ao Em Tempo, o vereador Marcelo Serafim (PSB) apontou a violência envolvendo facções criminosas como um “problema crônico” em Manaus, e indicou a disseminação de drogas em todas as zonas da cidade como um dos fatores para a ocorrência recorrente de casos similares.
“O tráfico, infelizmente, está dominado nas áreas mais periféricas e, muitas vezes, o aparato governamental não consegue trabalhar a contento para poder combater tudo isso”, analisou Marcelo Serafim.
Para o parlamentar, o investimento nas forças de segurança é importante, mas sozinho não é o suficiente, e ressaltou a importância da atuação do Governo Federal no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas.
“O investimento nas forças de segurança é importante, mas não é só isso. Tem que haver um trabalho, em parceria com o Governo Federal, porque as drogas só tomaram conta da forma que tomaram em Manaus, porque aqui é uma rota de tráfico internacional. Se a fronteira estiver devidamente fechada, nós começaremos a ter menos problemas aqui na capital”, explicou.
Já o vereador Wallace Oliveira (Pros) destacou que a segurança pública é de competência do âmbito estadual. “É ali que tem que ser criadas as políticas públicas de combate a esse estado de coisa”
“Lamento profundamente todo esse cenário. É muito preocupante o que tem ocorrido. A Assembleia Legislativa, através de seus membros, tem que dar uma resposta a sociedade, na criação de leis que combatam tudo isso,e traga a tranquilidade necessária a todos os cidadãos”, afirmou.
Conforme o vereador e atual vice-presidente da Comissão Técnica Permanente de Segurança Pública (COMSEGPM), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Antônio Peixoto (Pros), a violência em Manaus está diretamente ligada com o tráfico de drogas.
“Eu sou Policial Civil de carreira e, ao longo da minha história na polícia, vi a tragédia que o uso dos entorpecentes causa na vida de um jovem e, consequentemente, todos ao seu redor. As facções existem por conta do tráfico que fomenta suas estruturas e causam tantas mortes”, explicou.
Nesse sentido, o parlamentar ressaltou que é necessário atuar, com mais rigor, no combate ao tráfico de drogas para melhorar a segurança pública da cidade.
“Temos boas polícias, militar e civil, no estado. Temos um governador comprometido com a causa, mas devemos manter a qualidade dos investimentos em materiais e estender essa aplicação no agente de segurança, com salários condizentes e treinamento constante.
O vereador Peixoto também enfatizou a importância de melhorias sociais como projetos de educação e lazer para promover alternativas e oportunidades aos mais jovens.
“Além disso, precisamos de programas e projetos que ofereçam opções aos nossos jovens, em educação e lazer, dando alternativas de sair das ruas e de más companhias. Ações que os preparem para o mercado e alternativas que possam absorvê-los, como empregos de qualidade para que os jovens fiquem afastados dos perigos que o mundo do crime oferece”, ressaltou.
Leia mais:
Morre 3ª vítima de tiroteio em campo de futebol no Jorge Teixeira, em Manaus
Vídeo: Criminosos invadem campo de futebol, matam jogador e deixam cinco feridos
Parlamentares pontuam vantagens e discordâncias sobre Lei das Sacolas em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱