×
Educação

Demanda por cuidadores de idosos pode aumentar com tendência de envelhecimento populacional

Dados do IBGE mostram aumento na parcela da população idosa no país e queda no percentual abaixo dos 30 anos

Manaus (AM) – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, em junho deste ano, que a parcela da população idosa com mais de 60 anos subiu 15,1% em 2022. Dez anos antes, em 2012, a parcela era de 11,3%. Os dados também mostram que o percentual de pessoas abaixo dos 30 anos caiu de 49,9% em 2012 para 43,3% em 2022.

Com a tendência do envelhecimento populacional apontada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do IBGE, é possível o aumento da demanda por cuidadores de idosos qualificados e capacitados para prestar assistência aos idosos em suas atividades diárias, além de acompanhá-los em consultas médicas, passeios e atividades recreativas.

No entanto, a falta de reconhecimento da profissão e de regulamentação adequada são os principais desafios enfrentados por estes profissionais no Brasil, de acordo com a enfermeira Kátia Ventura, especialista em Gerontologia da Fametrotec, núcleo de cursos técnicos da Fametro.

“É preciso investir na qualificação e na reorganização para o mercado de trabalho. Buscando essa qualificação e aplicabilidade respaldada em legislações específicas que fortaleçam a profissão, isso resultará em reconhecimento”,

explica Kátia.

Apesar dos desafios, a especialista aponta que há oportunidades nesse mercado em expansão, como a possibilidade de especialização em áreas específicas, além de poder atuar em comunidades, casas de repouso, clínicas, hospitais, asilos e instituições de longa permanência.

“No Amazonas em particular, poucas instituições educacionais investem na grade curricular com ênfase na área de gerontologia. Podemos fracionar uma infinidade de cursos de capacitação nessa área, como assistência ao cliente com demências, alimentação do idoso com sondas, higiene da pessoa idosa, cuidados paliativos, suporte emocional à pessoa idosa, entre outros”,

pontua Kátia.

A necessidade de compor renda familiar e a falta de tempo para se dedicar aos cuidados de uma pessoa idosa também são fatores que aumentam a demanda por cuidadores atualmente, afirma a especialista.

“A dificuldade no manejo diário com diversas necessidades dos idosos faz com que a família busque profissionais capacitados de conhecimento técnico específico”.

Fametrotec

O curso de cuidador de idosos tem duração de 16 meses na Fametrotec e capacita profissionais para prestar assistência, colaborando nas situações de dependência e estimulando o autocuidado e independência.

O profissional avalia, constrói e gerencia negócios baseados no atendimento ao público da terceira idade, assegura os direitos dos idosos com a divulgação e conhecimento na legislação específica.

O curso é oferecido nas unidades da Fametro em Manaus e também em unidades do interior. Para mais informações sobre mensalidades e horários: (92) 98417-8684.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Em Manaus, Pátio Gourmet realiza ação especial em homenagem ao Dia dos Pais

Aumento de preços: presentes para o Dia dos Pais sobem mais que a média da inflação

Eduardo Braga é oficializado pelo CCJ como relator da reforma tributária 

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *