Manaus (AM) – O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) iniciou uma investigação contra a rede de supermercados Baratão da Carne, que pertence ao empresário Edilson Rufino, para apurar suspeitas de irregularidades no funcionamento da unidade de beneficiamento de carnes e produtos cárneos da empresa. A ação foi iniciada pela promotora Sheila Andrade dos Santos, da 51ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumidor, que determinou a abertura do procedimento administrativo N° 09.2023.00000946-6 para apurar a eventual irregularidade.
O MP-AM, para a abertura do procedimento administrativo, levou em consideração a proteção do Código de Defesa do Consumidor. De acordo com documento do órgão, o intuito é garantir o direito à informação e combater práticas comerciais desleais, como a publicidade enganosa. A investigação visa apurar se o Baratão da Carne está cometendo tais infrações.
A investigação é de extrema importância para a sociedade amazonense. A fiscalização e regulamentação adequada do comércio de alimentos são essenciais para garantir a saúde e a segurança alimentar de todos.
O foco da investigação são as possíveis irregularidades no funcionamento da unidade de beneficiamento de carnes e produtos cárneos do Baratão da Carne. A empresa, que pertence ao empresário Edilson Rufino, está sendo avaliada quanto ao cumprimento das normas sanitárias e de segurança alimentar.
Para conduzir a investigação, o servidor Henrique Castro Miranda foi designado pelo MP-AM. Ele será responsável por comandar os trabalhos e colher as informações necessárias para a apuração dos fatos.
Em nota, a rede de supermercados Baratão da Carne informou por meio da assessoria que acredita que será comprovada a sua idoneidade no final do processo.
“O Baratão da Carne cumpre e sempre cumpriu com todas as normas de saúde e segurança, bem como as de defesa do consumidor, o inquérito nada mais é que uma investigação de uma denúncia, ‘conjecturas’, temos certeza que ao final do inquérito vai ser comprovada a idoneidade da empresa, bem como o respeito às leis e aos consumidores”, disse a empresa em nota enviada.
Caso sejam comprovadas as irregularidades no Baratão da Carne, a empresa poderá sofrer sanções legais e administrativas. Além disso, o MP-AM pode requerer medidas corretivas e reparatórias para garantir a segurança e a proteção dos consumidores que frequentam o estabelecimento.
Luxos
Edilson Rufino, dono do Baratão da Carne, ganhou destaque na mídia local, no final do ano passado, por conta de sua extravagante festa de aniversário de 50 anos. O empresário gastou mais de R$ 1 milhão na comemoração, que contou com a presença do renomado cantor Wesley Safadão.
Comércio manauara prepara vendas para a ‘Black Friday’ e prometem descontos de até 70%
Polícia busca informações para encontrar homens desaparecidos em Manaus
Assaltantes tocam o terror dentro de ônibus na Zona Norte de Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Esse empresário tem uma trajetória de muita luta, cresceu muito no segmento, só tenho que parabeniza-lo pelo sucesso. Carnes novas, tudo organizado, higiene também.
Estão perdendo tempo em quer atrapalhar uma equipe maravilhosa na qual atende e vende tudo perfeitamente bem. Deveriam investigar os demais supermercados que vendem comida estragada, e o atendimento ao consumidor é péssimo. Produtos sem preço e até o caixa é uma lerdeza…
Deveriam investigar o db supermercado isso sim que vendem carne podre a anos e ninguém faz nada porque será
Deviam invertigar era o DB que vende tudo estragado, mofado.
Desde bolo, pães e verduras.
Eu particularmente acho um absurdo, quem conhece de perto, história, trajetória e valores deste homem sabe que tudo isso não passa de maldade, tal ação movida por gente incompetente incomodada com o crescimento da rede. E mais ninguém taca pedras em árvores que não dá fruto. É bom que investigue a fundo e investigue mesmoooo o quanto o Estado arrecada em impostos, o quanto as empresas geram de empregos diretos e indiretos, o quanto de encargos vai para os cofres públicos, o quanto essa rede de supermercados contribui e fomenta a economia do nosso estado. E tragam isso em percentual e que a Juíza ao findar a investigação traga em público os números, a sociedade merece saber.
Concordo com vc, eu conheço essa empresa desde fé que era um açougue r não tenho do reclamar acho que é inveja pq ele está crescendo muito em Mansus e destaca muitas redes. Queria vê investigar o DB. E outra quem é que tem haver se ele comemora seu aniversário de forma milionária? Ele trabalha pra isso. Vão investigar o wue realmente importa pra sociedade.
O ministério público deve investigar a rede de supermercados DB, que incorre em muitas irregularidades: exposição e venda de carnes podre, alimentos vencidos, verduras podres, atendimento péssimo, muitas horas na fila do caixa. Total falta de respeito com os clientes.
E daí se o ele quer dar uma festa e Gastão 1 2 3 milhões?… o problema das pessoas é querem sempre medir as pessoas por baixo e o pior é que demonizam o empresário se começou aos poucos e está bem..já pararam pra pensar na quantidade de pessoas que trabalham direta e indiretamente nessa empresa?..quantas famílias são abençoadas?…apesar de não conhecer o dono sei por várias pessoas que é alguém solidário.
Baratao da carne é uma empresa responsável que cumpre com todos as normas da vigilância sanitária…inclusive tem sua própria equipe interna de fiscalização de controle de qualidade…isso é apenas inveja dos concorrentes..!!!
A melhor carne,os melhores cortes,a preços polulares com certeza é só no Baratão da Carne,qualidade e higiene,no preparo em todas as lojas os açougueiros são experiente e dominam as técnicas de cortes das carnes e também tratam os clientes com educação, o sucesso sempre incomoda, mas no final tenho certeza que vão comprovar sua idoneidade
Tudo sera resolvido da melhor maneira pra sociedade. E principalmente para O bolso dos membros do MP.
Comprei uma peça de PÁ que com o preço de 25,99, mas, quando foi pedido para tirar uma parte secundária que seria osso buco o preço mudava segundo o açougueiro, o que configura venda casada.
Se ele tem como bancar a festa deixa ele ser feliz, pessoas gostam de se encomodar com a vida dos outros vão trabalhar…..
Ótimo, agora so falta investigar a Toya pelo excesso de sal e açucar em seus produtos, pelo bem da saúde do amazonense, cujos altos indices de diabetes e pressao alta tem relacao direta com as gigantes do setor alimentício em nosso Estado
Realmente a diferença de preços no balcão de venda e na câmera frigorífica onde esles especificam com carnes especiais sendo o mesmo produto.
Um exemplo a capa de filé do Cheff que no balcão de vendas custa 29.90 o kilo na câmera de especiais a mesma capa de filé do cefg custa 59.90 o kilo .
Isto está contar o código de Defesa do consumidor e ele ainda fala que cumpre as normas do código de Defesa do Consumidor.
Outra situação a quinta da carne é uma fraude no meio da semana e o mesmo preço, a diferença é de 1 a 2 reias da quinta da Carne.
Só não entendi oq tem a ver a festa de aniversário com o inquérito.
Manaus…terra de ninguém desde sempre .
Qual o intuito de divulgar o nome do estabelecimento ?
Ja vi outros supermercados que foram pegos pelo Procon e nem por isso divulgaram o nome.
Outro detalhe também…
O que tem haver a festa do aniversário do cara com isso? O dinheiro para trazer o cantor foi ilícito ou houve desvio de dinheiro público ?
Se o cara tem condições de pagar , o que vocês tem haver com isso?
Passado pra da parabéns a esse empresário que, da oportunidade de emprego. AI vcs. Vem perturba,a vida de quem realmente tem projeto em nossa sociedade. investido e dando emprego as pessoas …..nunca vi esse proprietário dessa maravilha empresa mas é um lugar aonde compro as coisas pra minha casa. E nunca vi uma situação fora do normal..