×
Projeto

Ateliê 23 apresenta ‘Ouve de Natal’ no Teatro da Instalação

Musical acontece neste domingo (17), às 19h, com acesso gratuito

Foto: Divulgação

Neste domingo (17), a partir das 19h, o Ateliê 23 apresenta o projeto “Ouve de Natal”, no Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, no Centro), com acesso gratuito. O musical compõe a programação do Mundo Encantado do Natal, promovido pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A classificação é 14 anos.

Segundo Eric Lima, que divide a direção da companhia com Taciano Soares, o “Ouve de Natal” traz no repertório músicas de espetáculos como “Cabaré Chinelo”, “Helena”, “Da Silva”, “A Mulher que Desaprendeu a Dançar”, dos curtas “Ensaio de Despedida” e “A Bela é Poc”, e canções natalinas.

“O projeto vai apresentar os planos do Ateliê 23 para o ano que vem, com músicas de trabalhos que vão voltar e também de estreias, que é o caso de ‘Sebastião’. Para 2024, nossa programação está muito recheada e esse show tem gostinho do que vem pela frente”,

adianta o artista.

Eric Lima define o musical como uma festa de encerramento do ano em que o grupo celebrou dez anos de atuação no teatro amazonense e de agradecimento para o público.

“Vai ser uma festa de gratidão pelo ano maravilhoso que tivemos, de recepção, do contato com o público e para abrir os caminhos em 2024”,

comenta o ator e compositor do Ateliê 23.

Além de Eric Lima, que assina também a direção do musical, os vocais contam com Vivian Oliveira, Sarah Margarido e Guilherme Bonates. Na banda estão Stivisson Menezes, Yago Reis e Ediel Castro. A iluminação é de Titto Silva e apoio técnico de Fernanda Seixas.

Grupo premiado

Neste ano, o Ateliê 23 venceu em duas categorias do 22º Prêmio Cenym de Teatro Nacional, da Academia de Artes no Teatro do Brasil, “Melhor Companhia” e “Melhor Figurino”, com o espetáculo “Cabaré Chinelo”. A peça, que é sucesso de crítica e público, também foi indicada como “Melhor Elenco” nesta edição.

No 17º Festival de Teatro da Amazônia, realizado em outubro, o “Cabaré Chinelo” conquistou três prêmios: “Melhor Espetáculo”, “Direção” e “Melhor Figurino”. A peça foi indicada ainda nas categorias “Melhor Atriz”, com Vivian Oliveira, “Melhor Ator” e “Trilha Sonora”, com Eric Lima.

Em 2023, a companhia também conquistou o prêmio de melhor atuação nacional no 8º Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, com o personagem Belinho, vivido por Taciano Soares no filme “A Bela é Poc”, primeiro curta do grupo.

A principal característica do Ateliê 23 é trabalhar com histórias reais, objeto da tese de Doutorado “Bionarrativas Cênicas: Dispositivos de Comoção em Obras do Ateliê 23”, defendida pelo diretor Taciano Soares na Universidade Federal da Bahia.

Temporada online

Os curtas “Ensaio de Despedida”, de 2023, e “A Bela é Poc”, 2021, estão disponíveis no Youtube (@atelie23).

“Ensaio de Despedida”, filme contemplado no edital Prêmio Feliciano Lana, uma das ações emergenciais da Lei Aldir Blanc, foi lançado em agosto deste ano, durante o Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. Com 20 minutos, o projeto audiovisual é uma adaptação do espetáculo montado em 2017 a partir de uma pesquisa sobre relações líquidas e relacionamentos abusivos.

A história gira em torno de um casal que está terminando o relacionamento e, nesse momento, revivem diversas fases da relação e violências que faziam um com o outro no período que estiveram juntos.

Desde a estreia, em outubro de 2021, no Teatro Amazonas, o curta “A Bela é Poc” tem circulado por festivais, como Circuito Penedo de Cinema, em Alagoas; edição de 2022 do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte, na capital amazonense; Shorts México, um dos maiores festivais de curtas-metragens da América Latina; e KASHISH Mumbai International Queer Film Festival, evento anual LGBT que acontece em Mumbai, na Índia. O filme, que faz parte de um projeto que inclui o clipe “Glowria” e a videodança “Azul”, participou ainda da “Expedição Cultural”, do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e foi exibido em nove cidades do interior.

O enredo narra a trajetória de Belinho, um homem gay que tem o sonho de ser artista, mas é vítima de homofobia e violência.

*Com informações da assessoria

Leia mais

Ateliê 23 vence categorias do Prêmio Cenym de Teatro Nacional

“Cabaré Chinelo” celebra 10 anos do Ateliê 23 com espetáculo no Teatro Gebes Medeiros, em Manaus

Ateliê 23 leva “Cabaré Chinelo” para prédio histórico do Cassina, em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *