Parintins (AM) – Um procedimento administrativo para fiscalizar a implementação do programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD) pela Secretaria Municipal de Saúde de Parintins (Semsa-Parintins), foi instaurado pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).
A ação acontece após o acolhimento de informações, via procedimento preparatório, que destaca a política pública de saúde direcionada ao fornecimento de auxílio em eventuais custos com alimentação e/ou suporte com eventual hospedagem em casos de TFD por parte da pasta.
Instaurado pelo promotor de Justiça Caio Lúcio Fenelon Assis Barros, o procedimento visa acompanhar a transparência dos recursos na implementação de políticas públicas, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica e dos interesses sociais, conforme o artigo 127. “Nesse sentido, sabe-se que o TFD é de salutar importância à população interiorana, pois, por meio dele, essas populações têm acesso, na capital, a tratamento de saúde especializado, eventualmente não fornecido pelo sistema de saúde no município na residência do usuário”, afirmou o promotor de Justiça.
De acordo com a portaria n.º 55/1999 do Ministério da Saúde, o TFD tem como objetivo custear despesas relativas ao transporte aéreo, terrestre e fluvial do paciente e seu acompanhante, bem como diárias para alimentação e pernoite, devendo ser autorizadas de acordo com a disponibilidade orçamentária do município ou Estado concedente.
Ainda no documento, o MPAM informa que aguardará o cumprimento do prazo de resposta para o encaminhamento de documentos pela Semsa-Parintins.
*Com informações da assessoria
Leia mais
MPAM discute violência patrimonial e financeira contra idosos
MPAM recomenda veto de promoção pessoal de agentes públicos para delegado-geral da PC-AM
MPAM investiga suposta contratação de empresa do filho do prefeito por R$ 900 mil
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱