×
Decisão

Delegado suspeito de extorsão tem prisão decretada pela Justiça do AM

Solicitação foi feita pelo Ministério Público

Foto: PC-AM

Manaus (AM) – A Justiça do Amazonas decretou a prisão do delegado Ericson de Souza Tavares, suspeito de cometer extorsão mediante a sequestro, no bairro Correnteza, no município de Manacapuru, interior do Amazonas. A solicitação foi feita pelo Ministério Público na última semana, após ele publicar nas redes sociais um vídeo com gesto obscenos e palavrões.

“No vídeo, o Paciente, além de cantar funk e usar palavrões, mostra o dedo do meio e zomba da situação que levou à sua prisão. A atitude do agente causou indignação entre os internautas, que consideraram a ação um desrespeito às investigações e às vítimas dos crimes de extorsão e sequestro pelos quais ele e outros policiais foram acusados”, afirma o MP.

Outro fator levantado pelo Ministério é a influência que Ericson possui, já que é Delegado da Polícia Civil. Segundo o órgão, em liberdade ele poderá trazer riscos à sociedade.

“Não se pode ignorar o fato de que Ericson de Souza Tavares é delegado da Polícia Civil, o qual detém poder e influência inerentes ao cargo público. Tal circunstância somada à publicação de vídeo nas redes sociais, em que escarnece do Poder Judiciário, cria medo nas vítimas e frustração nos agentes públicos que procederam à prisão do ora Paciente, temendo, inclusive, pelo êxito da sequência da investigação”, destaca.

O Em Tempo entrou em contato com a defesa do delegado para comentar o caso, e ele informou que não irá se manifestar, pois o processo está em segredo de justiça.

Extorsão do AM

O delegado e outros Policiais Civis e Militares foram presos em março deste ano por suspeita de envolvimento em crimes de extorsão mediante a sequestro, no bairro Correnteza, no município de Manacapuru, interior do Amazonas.

Foram presos na operação o delegado Ericson de Souza Tavares, titular do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), os investigadores Eliezio Alencar de Castro, Anderson de Almeida Maia e Alessandro Edwards da Cruz, o sargento da PM, Alexandro Conceição dos Santos, os cabos Jozimo Diniz da Silva, Eldon Nascimento de Souza, Ueslei Rodrigues da Silva, Kemer Cruz Pimentel, Edvaldo Ewerton Pinto de Souza e o ex-policial militar Germano da Luz Júnior.

Segundo a investigação, os suspeitos apreendiam drogas de traficantes e revendiam para outros grupos criminosos, técnica popularmente conhecida como “arrocho”.

“Diversas denúncias estavam chegando por vários meios, tanto na Polícia Civil quanto na Militar, de que havia servidores da área de segurança envolvidos em casos de extorsão. Então, já havia essa comunicação para tentarmos identificar quem eram esses servidores e ontem teve essa ocorrência em flagrante”, destacou o Coronel Klinger Paiva, comandante geral da Polícia Militar.

No início de junho, a Justiça mandou soltar o delegado e policiais civis que ainda estavam presos. Após conseguir liberdade, Ericson gravou um vídeo fazendo gestos obscenos e ironizando sua prisão.

Leia mais:

Delegado e policiais são presos suspeitos de revenderem drogas de traficantes no Amazonas
STJ determina soltura de delegado preso após chamar juiz de ‘elemento de corrupção’ no AM
Delegado e policiais são presos por suspeita de envolvimento em crimes no Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *