Um homem foi preso, neste domingo (6), por suspeita de compra de votos na avenida Liberdade, bairro Santo Agostinho, Zona Oeste de Manaus.

Conforme testemunhas, o homem se trata de um candidato a vereador, que não teve o nome revelado.

Um vídeo mostra o momento da prisão. Nas imagens é possível ver apoiadores tentando impedir agentes da Polícia Federal de levar o homem.

Segundo informações preliminares, o homem estaria oferecendo dinheiro neste domingo de eleição a eleitores em troca de votos, o que é proibido pelas regras eleitorais.

A prisão aconteceu a uma lanchonete por agentes da Polícia Federal.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador João Simões, não confirmou que o homem se trata de um vereador, o que deve acontecer mais tarde neste domingo.

Crimes eleitorais

“Os crimes eleitorais são infrações que comprometem a integridade do processo eleitoral. A tipificação penal visa proteger a autenticidade do processo, garantir a liberdade eleitoral e manter padrões éticos nas atividades eleitorais.”

A legislação eleitoral proíbe “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer a abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”.

Eleitores que presenciarem ou tiverem conhecimento de um crime eleitoral podem fazer a denúncia pelo site do Ministério Público Eleitoral (MPE), ou à autoridade judiciária da zona eleitoral.