×
Seca 2024

Rio Negro sobe 19 centímetros após alcançar marca histórica durante a seca

Menor cota do rio foi registrada no último dia 12

Nesta sexta-feira (18), o Rio Negro alcançou a marca de 12,30 metros, cerca de 19 centímetros acima da menor cota registrada pelo Porto de Manaus, que foi de 12,11 metros, no último dia 12.

Em apenas seis dias, o Negro começou a se recuperar da grande seca que assola a região, e agora, o ritmo de subida está em 5 cm, desde ontem.

O Rio Negro estacionou na medida de 12,11 metros por três dias (10,11 e 12), e voltou a subir no dia 13, quando aumentou um centímetro. De lá até hoje, a cota vem aumentando diariamente.

Há um ano atrás, nesta mesma data, o Rio Negro registrava 13,38 metros. A diferença entre os dois anos é de 1,08 metros.

Volume de chuvas

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), ainda é preciso chuvas mais consistentes e distribuídas, tanto na região de cabeceira quanto na parte central da bacia e em trechos de foz, para a recuperação dos níveis.

O pesquisador em Geociências do SGB, Marcus Suassuna, diz que as chuvas ainda estão abaixo da normalidade.

“A estação chuvosa vem acontecendo de uma forma com semanas com um pouco mais de chuvas, e outras semanas, com menos chuva. Essa forma intermitente da chuva faz com que o nível do rio, no final do período de seca, ainda se eleve de forma modesta, com pequenas subidas e possibilidade de estabilização”, disse. 

Na seca do ano passado, o Rio Negro começou a encher no dia 28 de outubro e voltou a vazar em 8 de novembro, fenômeno conhecido no Amazonas como repiquete.

A estiagem deste ano já é a maior da história, quando o nível do rio chegou a 12,11 metros de mínima no dia 9 de outubro.

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *