Segundo o último Atlas da Federação Internacional do Diabetes, o Brasil conta com 16 milhões de pessoas diagnosticadas com diabetes, e cerca de 50% dos adultos entre 20 e 79 anos desconhecem sua condição. Um estudo nacional, embora não recente, revela que a média de controle glicêmico inadequado no país é de 76%, afetando 90% dos indivíduos com diabetes tipo 1 e 73% com diabetes tipo 2.
A falta de diagnóstico precoce e a baixa adesão ao tratamento geram consequências graves. De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde realizada entre janeiro e setembro do ano retrasado, foram realizadas 12.639 amputações de membros inferiores, o que equivale a uma média de 46 cirurgias por dia, todas decorrentes do diabetes.
Diante desse cenário preocupante, o Movimento dos Diabéticos do Amazonas e o Vozes do Advocacy convocaram uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas, marcada para o próximo dia 11, às 10h. O objetivo é discutir melhorias no Protocolo de Atendimento a pessoas com diabetes no estado, incluindo a proposta de implementar o sistema de monitoramento contínuo de glicose para crianças.
Evidências de ensaios clínicos e estudos de vida real mostram que o uso de sensores de glicose pode reduzir significativamente a incidência de hipoglicemia. A redução de internações por cetoacidose — uma complicação grave que torna o sangue ácido e pode ser fatal — foi de 56,2%, e o número de hospitalizações por complicações agudas do diabetes diminuiu em 49% entre pessoas com diabetes tipo 1.
A audiência contará com a presença de diversas autoridades, incluindo Ednilza Guedes, Presidente do Movimento dos Diabéticos do Amazonas; Vanessa Pirolo, Coordenadora do Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade; Dra. Gleice Vanessa Baiocco, Gerente da Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas; Nayara Maksoud, Secretária da Saúde do Amazonas; Dra. Roberta Nascimento, representante do Hospital do Coração; Deborah Laredo Jezini, Gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV-UFAM/Ebserh; Dr. Jorge Akel, Presidente do Conselho Regional de Medicina do Amazonas; e Dr. Gomes, Deputado Estadual.
O evento ocorrerá no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, na Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950 – Parque 10 de Novembro.
Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade
A coalizão é composta por 25 associações e 2 institutos de diabetes, e tem como missão promover o diálogo entre diferentes setores da sociedade. O objetivo é compartilhar conhecimento e experiências, conscientizando a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes e da obesidade, além de incentivar políticas públicas que garantam um tratamento adequado para essas condições no país.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱