Os investimentos realizados pelo Governo do Amazonas desde 2019 nas Forças de Segurança Pública resultaram em reduções expressivas nos índices de roubos a veículos, ônibus e celulares. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29), durante o lançamento do Anuário de Segurança Pública 2025, apresentado pelo governador Wilson Lima.

Novas ações e tecnologias reforçam combate ao crime

Em 2024, a gestão estadual, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), implantou os Núcleos de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial (Nurrc) e de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc). As medidas fazem parte do programa Amazonas Mais Seguro.

Entre as ações destacadas está o programa RecuperaFone, criado pelo NIRC, que já recuperou mais de 2.100 celulares roubados ou furtados. O Amazonas foi o segundo estado do Brasil a implantar essa iniciativa.

Queda nos roubos a ônibus, rotas e veículos

O programa Coletivo Mais Seguro também contribuiu para a redução de 38% nos roubos a ônibus em Manaus, caindo de 1.456 registros em 2023 para 892 em 2024.

Nas rotas do Polo Industrial, os roubos caíram de 37 para zero ocorrências entre setembro de 2024 e abril de 2025.

Outro destaque foi a queda nos roubos de veículos, impulsionada pelo uso do sistema Paredão, criado em 2021. Em 2024, o número de casos caiu de 1.205 para 846, uma redução de 29,79%. Em comparação com 2011, a queda é de 85%.

“A partir do anuário identificamos os pontos de atenção e, de forma técnica, criamos novas políticas públicas”, explicou o secretário de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida.

Investimentos ultrapassam R$ 1,1 bilhão

Desde 2019, o Governo do Amazonas já investiu mais de R$ 1,16 bilhão em segurança pública. Os recursos foram utilizados para:

  • Aquisição de viaturas e lanchas blindadas
  • Equipamentos e tecnologia de monitoramento
  • Construção de novas unidades
  • Implantação das Bases Arpão 1 e 2

O estado ocupa atualmente a sétima posição no ranking de execução de recursos do Ministério da Justiça e também figura entre os sete estados com melhor desempenho em segurança pública no Ranking de Competitividade dos Estados.

Leia mais:

Wilson Lima fortalece setores primário e social