O prefeito David Almeida acompanhou, neste domingo (17), mais uma ação do ‘Mutirão no Centro’, desta vez focada na retirada de “cabos mortos” dos postes da rua Guilherme Moreira, iniciativa inédita para combater a poluição visual. A operação é coordenada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com apoio da concessionária de energia e das empresas de telefonia, internet e fibra óptica responsáveis pela fiação inutilizada.

“O nosso Centro sofre com poluição visual em várias áreas da cidade. Como estamos com o Mutirão no Centro, notificamos todas as empresas para que participassem desta ação de despoluição visual, iniciando pela região central”, afirmou o prefeito David Almeida.

Mutirão no Bairro e fiscalização

O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, também acompanhou a operação. “Estamos fazendo uma operação de despoluição visual dos postes, retirando fios obsoletos que há muitos anos não funcionam mais. Notificamos a concessionária de energia e as empresas de tecnologia para resolver o problema”, disse.

O vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto, destacou que os “cabos mortos” violam o Código de Postura e o Plano Diretor de Manaus. Ele explicou que um levantamento técnico foi realizado na semana passada em conjunto com a Amazonas Energia e as operadoras, e a ação teve início neste domingo, com continuidade prevista nos próximos dias.

Foto: Divulgação

Apoio de entidades e empresas

O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, elogiou a iniciativa: “Em décadas, nunca vimos um prefeito tão empenhado em requalificar o Centro. A cidade precisava disso, desde a retirada das fiações até a organização de calçadas e infraestrutura.”

Como os postes são sublicenciados pela Amazonas Energia, a concessionária supervisionou a ação. Segundo Igor Pedroso, supervisor de campo, a empresa fiscaliza as companhias de telecomunicações e garante a retirada dos cabos em desuso.

Empresas como Vivo, Claro, Oi e Tim receberam notificações do Implurb e participaram da operação. Magno Farias, coordenador técnico da Vivo, explicou: “Estamos realizando a limpeza de cabos mortos, reestruturando o que estava inadequado e promovendo a higienização dos postes do Centro de Manaus.”

Duração e logística da operação

A operação de combate à poluição visual terá duração inicial de duas semanas e será realizada em horários que minimizam impactos ao comércio e à população.

Leia mais: Sine Manaus oferta 352 vagas de emprego nesta segunda (18)