O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), aparece entre os 15 gestores municipais mais bem avaliados do Brasil, segundo levantamento nacional da AtlasIntel. Ele ocupa a quarta posição entre os prefeitos mais bem avaliados da Região Norte, com 49% de aprovação.
Esta não é a primeira vez que David compõe a lista da Atlas Intel. Em 2023 o prefeito ocupou a terceira posição no ranking, com 79% de aprovação. O estudo analisou a percepção da população sobre o desempenho das administrações municipais nas 26 capitais brasileiras.
No ranking nacional de aprovação, Antonio Furlan (MDB), prefeito de Macapá, aparece em primeiro lugar, com 87% de aprovação, 9% de desaprovação e 4% que não souberam responder. Em segundo lugar, João Henrique Caldas (PL), de Maceió, registrou 85% de aprovação, 10% de rejeição e 5% de indecisos. Logo atrás, em terceiro, está Bruno Reis (União Brasil), de Salvador, com 79% de aprovação, 15% de desaprovação e 6% de não resposta.
Na sequência, João Campos (PSB), prefeito do Recife, aparece com 78% de aprovação, 18% de desaprovação e 4% que não opinaram. O top 5 é encerrado por Eduardo Braide (PSD), de São Luís, que obteve 77% de aprovação, 19% de rejeição e 4% de indecisos. Também com 77% de aprovação, o prefeito Arthur Henrique (MDB), de Boa Vista, divide posição de destaque, sendo avaliado negativamente por 15% e com 8% sem opinião formada.
Em sétimo lugar, Hildon Chaves (PSDB), de Porto Velho, foi aprovado por 67% dos entrevistados, enquanto 20% desaprovaram e 13% não souberam avaliar. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), aparece em oitavo, com 63% de aprovação, 33% de desaprovação e 4% de indefinição. Já Rafael Greca (PSD), de Curitiba, ocupa o nono posto, com 60% de aprovação, 33% de rejeição e 7% sem opinião.
Em décimo, Topázio Neto (PSD), gestor de Florianópolis, registra 57% de aprovação, 35% de desaprovação e 8% de não resposta. Logo depois, Tião Bocalom (PL), de Rio Branco, também aparece com 57% de aprovação e 7% sem opinião.
Fechando o grupo das 15 capitais analisadas, estão David Almeida (Avante), de Manaus, com 49% de aprovação e 45% de desaprovação; Cícero Lucena (PP), de João Pessoa, com 50% de aprovação e 46% de rejeição; Lorenzo Pazolini (Republicanos), de Vitória, com 49% de aprovação e 42% de rejeição; e Sebastião Melo (MDH), de Porto Alegre, também com 49% de aprovação e 48% de desaprovação.

A sondagem ouviu 67.446 entrevistados em todo o território nacional, por meio de recrutamento digital aleatório. As amostras por cidade variaram entre 521 e 6.439 participantes, com margem de erro máxima de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas entre 20 de novembro e 15 de dezembro de 2024.
O levantamento reforça a diversidade política presente nas capitais brasileiras e revela que, apesar das diferenças regionais, gestores de variados partidos conseguiram alcançar altos índices de aprovação popular ao fim de suas administrações.
(*) Com informações da AtlasIntel
