O amazonense Edson Paranhos, 19 anos, criado no Riacho Doce 2, Zona Norte de Manaus, e atleta da Academia Roraima Top Team, segue em ascensão no jiu-jitsu de Roraima.
Lutando pela categoria adulto roxa pena, ele brilhou no American Cup ao conquistar ouro duplo e colocar novamente as cores do Amazonas e da equipe em destaque.
No domingo (23), Paranhos venceu sete lutas seguidas no ginásio Poliesportivo Senador Hélio Campos, em Boa Vista, garantindo o topo do pódio no peso e no absoluto.
“É muito importante para mim estar ganhando ouro duplo, tanto na categoria quanto no absoluto, em Roraima e fora do estado. Isso aumenta minha visibilidade, ajuda a academia e atrai patrocínios para que eu continue representando nossas cores pelo Brasil”, afirmou o atleta.
Trajetória
Natural de Manaus, Edson chegou a Boa Vista aos 10 anos. Antes disso, treinava judô na capital amazonense. Ao se mudar para o bairro Nova Cidade, distante das academias de judô, migrou naturalmente para o jiu-jitsu, passando a treinar na Roraima Top Team, sob orientação do mestre Bruno Romão e de Bruna Falcão.
Desde então, construiu um caminho sólido na modalidade e hoje integra o grupo dos principais atletas absolutos da “arte suave” em Roraima. Nos últimos meses, acumulou vitórias em cinco eventos consecutivos, tanto na categoria quanto no absoluto.
Primeiro mestre
O primeiro sensei do atleta foi Evangelista Araújo, ainda no judô.
“Quando eu tinha nove anos, meu avô e minha mãe me levaram para ver uma aula de judô. Eu assisti, gostei e comecei a treinar”, relembrou.
Principais conquistas
Edson acumula títulos expressivos, entre eles:
- Campeão Fortaleza Open – NoGi
- Campeão Manaus Open – NoGi
- Atual campeão roraimense na categoria e no absoluto
- Campeão da categoria no Norte Internacional
- Ouro duplo nas duas primeiras etapas do Premium Open, na Copa Vida e no American Cup
Inspirações
O jovem dedica suas vitórias à família.
“Minha família é minha inspiração, principalmente minha avó, que sempre me levou para treinar, e minha mãe, que faz de tudo para que eu participe das competições. Minhas conquistas são para elas”.
Leia mais
