O jornalista Caco Barcellos está em busca de um novo talento para o jornalismo brasileiro. A Academia LED Globo abriu inscrições para o quadro “Profissão Repórter Procura”, que será exibido no Fantástico no segundo semestre.

A proposta é colocar estudantes diante de desafios reais da profissão, simulando a rotina de um repórter em campo.

Quem pode se inscrever

Podem participar estudantes de Jornalismo ou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo que estejam no último ano da graduação e tenham mais de 18 anos.

As inscrições devem ser feitas pelo site movimentoled.com.br. Também é necessário ter disponibilidade no mês de julho de 2026, período das gravações que acontecerão no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Como funciona a seleção

Para participar, o candidato deve produzir uma reportagem inédita sobre uma manifestação cultural brasileira, como culinária, música, dança, literatura, folclore ou artesanato.

O material pode ser gravado com celular, em formato horizontal, sem necessidade de equipamentos profissionais.

Na primeira fase, 20 estudantes serão selecionados para participar de pitching e entrevistas com Caco Barcellos e uma banca de jornalistas da Globo. Desses, seis avançam para a etapa final, que será exibida em cinco episódios.

Avaliação e dinâmica do programa

Durante o programa, os participantes serão avaliados por critérios como abordagem em campo, construção da narrativa, relevância da pauta e sensibilidade ao contar histórias.

A cada episódio, um candidato será eliminado com base no desempenho nos desafios propostos.

Além das reportagens, o quadro também mostrará os bastidores da produção, incluindo decisões, dúvidas e os desafios enfrentados pelos participantes no dia a dia do jornalismo.

Ao final, o vencedor terá a oportunidade de viver a experiência de atuar como repórter da Globo.

*Com informações do Fantástico

Leia mais:

Curso de Direção Cinematográfica abre inscrições em Manaus