São Paulo (SP) – Um vídeo obtido pela CNN Brasil mostra o momento em que um falso médico aplica uma injeção em uma paciente no meio da rua. A Polícia Civil de São Paulo prendeu o suspeito nesta terça-feira (26), durante a Operação Hipócrates II.
Segundo as investigações, o homem identificado como Marcos Felipe de Barros e outro suspeito realizaram cerca de dois mil atendimentos irregulares em um hospital particular da zona Leste da capital paulista ao longo dos últimos dois anos.
VEJA O VÍDEO
Investigação aponta mortes de pacientes
De acordo com a Polícia Civil, pelo menos nove pacientes morreram após supostos erros e falhas nos atendimentos realizados pelos investigados.
As equipes identificaram indícios de atuação clandestina prolongada dentro da unidade hospitalar. Além disso, a investigação também apura possíveis casos de omissão e negligência por parte da administração do hospital.
Na gravação, Marcos Felipe aparece se aproximando da paciente, mostrando o produto utilizado e, logo depois, aplicando a injeção na mulher em plena via pública.
Operação aconteceu em cinco cidades
A Operação Hipócrates II ocorreu na capital paulista e também nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Poá e Mogi das Cruzes.
Ao todo, a Justiça autorizou:
- sete mandados de busca e apreensão;
- dois mandados de prisão temporária;
- duas medidas cautelares adicionais.
A Polícia Civil já cumpriu uma das prisões temporárias.
Hospital afastou funcionários
Durante o avanço das investigações, a gestão operacional e o diretor clínico do hospital acabaram afastados de suas funções.
Segundo o delegado Mariano de Araújo, responsável pelo caso, os investigadores encontraram indícios graves envolvendo tanto os falsos médicos quanto a própria unidade hospitalar.
“A investigação aponta uma atuação clandestina prolongada, com consequências gravíssimas para pacientes e indícios de falhas que vão além dos falsos médicos”, afirmou o delegado.
Caso segue em investigação
O 22º Distrito Policial de São Miguel Paulista conduz as investigações. A Polícia Civil ainda tenta identificar outras possíveis vítimas e apurar se mais pessoas participaram do esquema.
Até o momento, a defesa dos suspeitos não se manifestou.
Leia mais:
VÍDEOS: Saiba quem é o médico que matou dois colegas após briga em restaurante em SP
Falso médico é afastado do SPA Alvorada após agredir mulher que filmava atendimento
