Manaus (AM) – A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (27), a Operação Correntes do Capital para investigar um grupo criminoso suspeito de promover desmatamento ilegal em larga escala, ocupar terras públicas e explorar trabalhadores em condições análogas à escravidão em Manicoré, no interior do Amazonas.

A investigação começou após uma fiscalização que resultou no resgate de 50 trabalhadores submetidos a condições degradantes em uma área de desmatamento.

Segundo a PF, as apurações indicam que a área explorada estaria localizada em terras públicas. O dano ambiental estimado ultrapassa R$ 179 milhões.

PF cumpre mandados em Manicoré

Por determinação da 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas, os agentes cumprem mandados de busca e apreensão contra os investigados.

A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores ligados aos suspeitos.

As medidas buscam reunir novas provas sobre a atuação do grupo e garantir eventual reparação dos danos causados.

Investigação apura vários crimes

De acordo com a Polícia Federal, os investigados poderão responder, conforme a participação de cada um, por crimes como:

  • organização criminosa;
  • redução de trabalhadores à condição análoga à de escravo;
  • desmatamento ilegal;
  • invasão de terras públicas;
  • falsidade ideológica;
  • corrupção.

A investigação continua para esclarecer a participação de cada suspeito e identificar a extensão dos crimes ambientais e trabalhistas.

LEIA MAIS:

VÍDEO: “É meu único filho”, diz pai de professor esfaqueado por aluno em Manaus