Manaus – O escritor amazonense Elson Farias foi homenageado nesta segunda-feira (25) por ocasião da reinauguração da biblioteca da Escola Municipal Professora francisca Lima da Rocha, no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus.
Durante a solenidade de inauguração, escritor foi agraciado como patrono do espaço de leitura e aprendizado. De acordo com a Semed, a ação teve o intuito de valorizar e manter viva a memória da personalidade que contribui para a história de Manaus.
Para o homenageado, o poeta Elson Farias, esse momento é muito especial para a sua vida, porque retrata sua dedicação à literatura regional.
“Acredito que não há algo melhor para um escritor que receber uma homenagem dessa. A escola inaugura a biblioteca e coloca com o meu nome, sendo realmente algo muito bom para mim, porque escrevo há 60 anos sobre literatura, poesia, romance, ensaios e contos infantojuvenis. Espero que este espaço seja muito útil para as crianças do bairro”, declarou.
O chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Dalmir Salazar, destacou que enaltecer quem contribui para o desenvolvimento da educação e cultura é um dos princípios da gestão do prefeito David Almeida.
“Hoje, tem sido uma política da Semed a valorização dos nossos escritores e poetas. Assim, deixamos vivo o legado que essas pessoas representam para o estado do Amazonas. Afirmo que essa valorização tem sido fundamental para a história da educação”, enfatizou.
Ainda de acordo com o diretor, o escritor Elson Farias é filho da região amazônica e já escreveu muitos livros sobre a beleza da região e da vida de caboclos e ribeirinhos.
” Então, após consulta ao conselho escolar, o escolhemos por toda sua trajetória. É muito bom fazermos essa homenagem em vida e ele poder ter participado conosco desta festa. Nossa escola está muito feliz, porque é um momento muito significativo para a gente”, disse.
Biografia
O amazonense Elson Farias nasceu em 11 de junho de 1936, no município de Itacoatiara. O poeta e escritor fez parte do Clube da Madrugada e é membro da Academia Amazonense de Letras, da qual foi presidente entre 2004 e 2007.
Entre as principais obras de Elson Farias destacam-se:
- Barro verde (1961),
- Estações da várzea (1963),
- Três episódios do rio (1965),
- Roteiro lírico de Manaus em 1900 (1977),
- Made in Amazonas (1978),
- Clube de Poesia e Crítica (1980),
- A destruição adiada (2002)
- Memórias Literárias (2005).
Leia mais:
João Bosco Botelho lança livro sobre o Clube da Madrugada em Manaus
Semana da Literatura Amazonense encerra em Manaus
Inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura terminam nesta sexta-feira (11)
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Elson Farias merece amplas e justas homenagens. Intelectual respeitado. consagrado poeta. Fui honrado com a participação do Elson, nas “orelhas” do meu livro de poemas, “Interior Inacabado”. Saúde e alegrias para ele.