×
Festival

“FestLendas” acontece nesse final de semana em Novo Aripuanã (AM)

São esperadas cerca de 30 mil pessoas, entre brincantes, moradores e turistas

O município de Novo Aripuanã, a 227 quilômetros ao sul de Manaus, se prepara para realizar mais uma edição do “Festlendas”, que inicia nesta sexta-feira (16) e segue até o sábado (17).

São dois dias de festa com a apresentação das Lendas: Lenda do Apurinã, Lenda do Jurupari, Lenda Anaupira e Lenda do Tucumã no Lendódramo de Novo Aripuanã, com entrada gratuita.

A programação também inclui os shows de atrações regionais como Uendel Pinheiro, 100% Abusado, Rafinha Barba e Lucas Alho, atrações locais e torneios de vôlei, dominó e tênis de mesa. Funcionará também no local, uma superestrutura com espaço gastronômico, feira de artesanato, exposição de artes plásticas e um parque temático.

O FestLendas 2022 volta a animar o estado após dois anos de programações interrompidas pela pandemia da Covid-19. Confirmado com apresentações presenciais e público na plateia, a festa deve movimentar o município com certa de 30 mil pessoas, entre brincantes, moradores e turistas.

O prefeito de Novo Aripuanã, Jocione Souza, ressaltou a importância do resgate do evento e disse que o FestLendas é um grande incentivo para os moradores de Novo Aripuanã do ponto de vista econômico, gerando emprego e renda para a população.

Segundo o prefeito, muitas famílias esperam esse momento para tirar seu sustento, como costureiras, pessoas que trabalham com alegorias, hotéis, restaurantes, entre outros serviços diretos e indiretos, como é o caso dos vendedores ambulantes.

Além disso, foi destacada a vantagem do ponto de vista cultural, não só para Novo Aripuanã, como também para moradores próximos, entre eles, os municípios de Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Apuí, Manicoré, Humaitá, Manacapuru, Itacoatiara, Manaus e até outros estados.

“Novo Aripuanã tem despontado cada vez mais no cenário amazonense, como uma cidade acolhedora, pujante e rica em tradições culturais. Nossa gestão vem resgatando o evento – e, mais importante, investindo na arte da nossa terra, que valoriza os nossos artistas e o que o nosso município tem de melhor.”, afirmou o prefeito.

Edição Web: Bruna Oliveira

foto: divulgação

Leia mais:

Lendas Amazônicas: por que a mucura fede?

Lendas Amazônicas: curupira, o protetor da floresta

Lendas Amazônicas: Boto, o grande sedutor dos rios

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Comentários:

  1. É muito bom ver estes eventos acontecendo pelo interior da nossa Amazônia e ver as tradições e culturas das comunidades sendo valorizadas e exploradas de forma sustentável e justa. Parabéns a prefeitura da cidade ao proporcionar aos seus habitantes e aos turistas , estas oportunidades de entretenimento, lazer e conhecimento da cultura e tradições locais. Eu como turismólogo, professor e gestor de eventos e ecoturismo, tenho visto muitas festas regionais da amazônia se transformando apenas em “nichos” para atender interesses de empresários e turistas, quando excluem a participação população local com a cobrança de ingressos de valores muito acima das capacidades possibilidades financeiras das comunidades . Então , resgatar uma festa popular e permitir que ela continue acessível à população é um ato de respeito com a comunidade e seu povo. Espero que eme minha próxima viagem pela amazônia eu possa estar conhecendo também aquela comunidade e assistindo tambem a essa festa popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *