Este mês dedicado a prevenção do câncer mama. Uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
O câncer de mama é o segundo câncer mais incidente no Brasil depois do de pele, foram 66.280 novos casos em 2022, e 17.825 mil mortes pelo mesmo.
Há diversos tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.
- Vários são os fatores de risco que devem ser levados em consideração:
- fatores comportamentais e ambientais como: obesidade e sobrepeso pós menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiação;
- História reprodutiva e hormonais: primeira menstruação antes dos 12 anos,
- não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30,
- ter feito o uso de contraceptivo por muito tempo e por fim os fatores hereditários em genéticos, sendo que apenas 10% dos casos estão ligados a eles.
É importante saber detectar os primeiros sinais e sintomas para um tratamento precoce qualquer caroço na mama em mulheres com mais de 50 anos deve ser investigado.
Em mulheres mais jovens, qualquer caroço deve ser investigado se persistir por mais de um ciclo menstrual.
Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço. Saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
Portanto as mulheres podem fazer essas pequenas avaliações até mesmo em seu banho.
E sim é possível praticar a prevenção, mantendo o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama.
A amamentação também é considerada um fator protetor, e a realização de consultas e exames periódicos. PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO!
Euler Ribeiro MD. PhD em Geriatria e Gerontologia
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Projeto cria programa de acompanhamento de pacientes de câncer de mama
Diagnóstico de câncer de mama e do colo do útero é ampliado para o Baixo Amazonas
Prefeitura inicia serviço inédito para acelerar diagnóstico e tratamento do câncer de mama em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱