×
Carnaval 2022

Maior Centro de Tradições Nordestinas do Brasil fará Carnaval em 2022

O Encontro De Blocos promete animar o carioca e quem estiver pela cidade

Rio de Janeiro (RJ)– Não terá carnaval e blocos pelas ruas da cidade, mas acontecerá o Encontro Dos Blocos De Rua da Cidade do Rio de Janeiro. É a primeira vez do evento na Cidade Maravilhosa.

O maior Centro de Tradições Nordestinas do país, a Feira de São Cristóvão, abre as portas para 10 blocos de carnaval. Alguns dos mais tradicionais e badalados do carnaval local. O encontro acontece no Estacionamento da Feira, das 13h às 22h, nos dias 26 e 27 de fevereiro.

O Encontro De Blocos promete animar o carioca e quem estiver pela cidade. Para participação, os brincantes devem levar o comprovante de vacinação atualizado.

Programação

No sábado (26), o mais que centenário, Cordão do Bola Preta desfila. O Cordão é um dos blocos que mais atraem foliões cariocas e turistas, de todo o país e até do mundo. Em 2020 completou seu 102º Desfile na Rio Branco.

O Bola Preta imortalizou uma marchinha, qual folião não lembra do famoso verso: “quem não chora, não mama” (Nelson Barbosa e Vicente Paiva), que abre os desfiles do bloco e encerra com a não menos famosa música “Cidade Maravilhosa”. O bloco tem como madrinhas Paola Oliveira e Leandra Leal.

Cordão da Bola Preta

Ainda no sábado, tradicional e que carrega milhares de gente, o Suvaco do Cristo, desfila nas ruas. Completando 35 anos em 2022, o bloco foi criado por moradores do bairro, conhecido por abrigar muitos artistas e por sua localização, no sopé do Morro do Corcovado, emoldurado pelo monumento ao Cristo Redentor.

É um dos blocos mais tradicionais da Zona Sul do Rio de Janeiro. O nome do bloco foi inspirado em uma frase de um ilustre morador, o compositor Tom Jobim, que costumava dizer que em sua casa tudo mofava, porque ele estava no “suvaco do Cristo”.

Logo depois, o Bloco Desliga da Justiça – criado em plena quarta-feira de cinzas, de 2009, por um grupo de percussionistas- entra nas ruas do Rio. O objetivo do Desliga Da Justiça é um carnaval de rua com muita alegria, de forma colorida, descontraída, com fantasias incríveis, e claro, muita irreverência.

A seguir surge Empolga às 9 – que surgiu em 2003 nas areias de Ipanema. Com o primeiro desfile oficial acontecendo em 2004. Já se tornou um dos cortejos que mais arrasta foliões pelas ruas do Rio. Logo vem depois, o Toca Rauuul – formado por 15 componentes, o bloco se divide entre baixo, guitarra, cavaco, sopros, percussões e vocais.

No domingo (27), quem dá o pontapé para folia é o Céu Da Terra – fundado em 2001, no bairro de Santa Teresa, bairro muito tradicional e boêmio da cidade do Rio de Janeiro. Reúne todos os anos milhares de foliões fantasiados, embalados pelas marchinhas já tradicionais do carnaval carioca.

A seguir, o irreverente Vaga-lume O Verde – criado no Horto Florestal, bairro Jardim Botânico, ambiente de grande relevância histórica e cultural na cidade do Rio de Janeiro. Abram alas para um Carnaval sustentável!

Bloco Vagalume

O bloco Vagalume, O Verde tem fantasias e alegorias elaboradas com material reciclável, coleta seletiva de lixo durante o desfile e até o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica após a festa. A sustentabilidade é seu estandarte.

Outro grande bloco é o Multibloco – é multi. Seja em sua formação, com mais de 150 ritmistas ou na Banda, no desfile de Carnaval ou no módulo Junino.

O penúltimo bloco é o Bangalafumenga – misturando música tradicional brasileira com funk, pagode e axé, o “Banga” é um dos maiores e mais divertidos blocos do carnaval da capital fluminense. Ele prega a diversidade cultural no Brasil. É possível escutar de quase tudo nesse bloco.

Terminando o Encontro, o Afroreggae, também da Lapa (que vive o ano inteiro com uma diversidade de culturas e tribos) é um bloco que busca promover a inclusão e a justiça social, utilizando a arte, a cultura afro-brasileira e a educação como ferramentas para a criação de pontes capazes de unir as diferenças e que sirvam de alicerces para a sustentabilidade e o exercício da cidadania.

A Feira vai estar funcionando normalmente. Quem comprar o ingresso para o encontro, terá acesso livre ao pavilhão. Quem for só para a Feira, não terá acesso ao evento externo.

O valor da entrada da pista é popular, no valor de R$20 por dia e R$120 (open bar – caipirinha, caipfrutas, cerveja), também por dia. Os ingressos podem ser comprados no site www.rioingressos.com.br. Menores de idade não entram. É determinantemente proibido a entrada sem o comprovante de vacinação.

*Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Crianças dão o primeiro grito de Carnaval em escola de Manaus

Bloco de carnaval comemora décima edição em 2022

Amazonas anuncia data de lives de Carnaval 2022

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *