A disputa pela Presidência da República será decidida em votação em segundo turno entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. Quem iniciou à frente foi o candidato de direita, mas Lula ultrapassou, principalmente, com grande força do Nordeste.
Com 99,01% das urnas apuradas, Lula tem 48,20% dos votos válidos (ou seja, desconsiderando votos em branco e nulos), contra 43,40% de Bolsonaro.
O resultado confirma a polarização observada ao longo da disputa presidencial, mas não as expectativas de parte da campanha petista. Havia expectativa de que a vitória de Lula acontecesse já no primeiro turno.
Será a primeira vez desde a redemocratização que um presidente disputará a reeleição em segundo turno em desvantagem. Mas o desempenho de Bolsonaro surpreendeu, destoando das indicações das pesquisas divulgadas na véspera, que davam vantagem entre 8 e 14 pontos percentuais para Lula.
Entre os demais candidatos, a senadora Simone Tebet (MDB) ficou na terceira colocação, com 4,18% dos votos válidos – superando na reta final o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que caminha para encerrar a disputa com 3,05%.
*Com informações de Infomoney
Leia mais:
Wilson Lima vai disputar 2º turno com Eduardo Braga no Amazonas
Amom Mandel atinge mais de 200 mil votos com 60% das urnas apuradas e está eleito deputado
Com 95% das urnas apuradas, Omar vira sobre Menezes e Braga ultrapassa Amazonino
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱