A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre quatro xaropes para tosse e resfriado produzidos pelo laboratório indiano Maiden Pharmaceuticals, que podem ligados a lesões renais graves e morte de 66 crianças na Gâmbia.
A agência de saúde da ONU também informou que está conduzindo uma investigação mais aprofundada com a empresa e as autoridades regulatórias na Índia.
Os produtos em investigação são o Promethazine Oral Solution, Kofexmalin Baby Cough Syrup, Makoff Baby Cough Syrup e Magrip N Cold Syrup.
“Embora os produtos contaminados até agora tenham sido detectados apenas na Gâmbia, eles podem ter sido distribuídos para outros países”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva na quarta-feira.
Além disso, a OMS teme que o fabricante possa ter usado o mesmo ingrediente contaminado em outros produtos e distribuído localmente ou exportado.
“Portanto, há um risco global”, alertou Tedros.
O governo da Gâmbia investiga os casos desde o mês passado, depois de ter constatado o aumento de casos de lesão renal aguda entre crianças menores de cinco anos no final de julho.
*Com informações da Catraca Livre
Leia mais:
Fim da pandemia da Covid-19 está à vista, diz diretor-geral da OMS
Menino passa por cirurgia para tirar brinquedo da garganta após 5 anos
OMS: cerca de 15% dos trabalhadores no mundo têm transtornos mentais
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱