Brasília (DF) – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou, nesta quinta-feira (13), a abertura de inquérito contra os principais institutos de pesquisas eleitorais – Ipec, Datafolha e Ipespe -, por “infração à ordem econômica tipificada”.
No despacho, o Cade cita ausência de racionalidade frente aos resultados eleitorais, o que indica a possibilidade de “suposta conduta coordenada ou colusiva e também de efeitos unilaterais por parte dos institutos”.
Na disputa do primeiro turno, as pesquisas acertaram que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficaria à frente de Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial, mas houve um “erro estatístico” sobre o percentual ao candidato à reeleição. O Datafolha, por exemplo, divulgado em 1º de outubro, na véspera do pleito, publicou que Lula teria 50% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro ficaria com 36%.
A pesquisa Ipec, encomendada pela Globo, também apontou a mesma margem, na véspera da eleição, para ambos os candidatos: Lula (51%) e Bolsonaro (37%). A Ipespe, divulgada na mesma data, registrou Lula com 49%, e Bolsonaro com 35%.
Após a apuração total das urnas eletrônicas, Lula obteve 48,43% dos votos, e Bolsonaro ficou com 43,20%.
Se comprovada a ação coordenada apontada pelo conselho, os institutos terão suas “condutas enquadradas nos tipos administrativos definidos como cartel”.
*Com informações do Metrópoles
Leia mais:
Pesquisa Ipec: Lula tem 51% das intenções de voto; Bolsonaro, 42%
Regulamentação de pesquisas eleitorais entra em vigor assim que aprovada, diz Lira
Fábio Faria pede que eleitores de Bolsonaro não respondam pesquisas de intenção de voto
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱