Atualmente, não é raro que muitas pessoas recorram aos bancos para tentar amenizar suas perdas e buscar soluções financeiras, principalmente após a pandemia da COVID-19. Foi justamente neste momento de desespero que as instituições bancárias mostraram sua verdadeira face para terem lucros ainda exorbitantes.
A falta de informação do consumidor, faz como que, sem saber, aceitem empréstimos impagáveis, com juros e taxas maiores do que aquelas determinadas em lei e, nos casos mais comuns, sejam cobrados indevidamente e sem autorização por serviços nunca contratados, como seguros e cestas de serviços.
Por isso, hoje, os bancos estão no topo da lista de ações judiciais devido à insatisfação e alguns erros cometidos a seus clientes. O valor de indenizações pode chegar a R$ 10 mil.
Cobranças indevidas
Mas como saber se tais práticas ocorrem com você? A resposta é até bem simples, muitas dessas cobranças vêm embutidas nas faturas de cartão de crédito, ou ainda, através de descontos automáticos na conta corrente e, ou naquelas letras pequeninhas no contrato. Assim, a maneira mais comum de saber sobre essas cobranças é checar mensalmente os extratos bancários e verificar se os descontos e cobranças foram realmente feitas por você.
Em relação aos contratos de empréstimos é importante verificar as taxas aplicadas antes de contratar e, caso, você já tenha assinado, buscar um profissional para analisar se taxas e juros estão dentro dos limites legais – até porque ninguém é obrigado a ficar o resto da vida pagamento por uma dívida.
Precisa de um advogado?
Como solução, muitos consumidores têm buscado plataformas que fazem análise dessas taxas e contratos, buscando por abusividades.
Uma delas, que vêm se destacado nacionalmente e, principalmente no Norte do Brasil é a plataforma EXIJA.
Por meio de um serviço de análise e identificação de abusos cometidas por instituições bancárias, a plataforma Exija conecta o consumidor à profissionais especializados na solução desses problemas.
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