×
Novo governo

‘Transição já começou’, diz Alckmin após reunião com ministros

Esta é a 1ª agenda de Alckmin e equipe do presidente eleito com o ministro da Casa Civil de Bolsonaro

Brasília (DF) – O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, recebeu, na tarde desta quinta-feira (3), o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloizio Mercadante. A reunião, que ocorre no Palácio do Planalto, marca o início do processo de transição do governo Jair Bolsonaro (PL) para a gestão do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A conversa foi bastante proveitosa, muito objetiva. A transição já começou”,

afirmou Alckmin.

O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) foi designado como local para abrigar o gabinete de transição. Segundo Alckmin, Gleisi e Mercadante deverão visitar as instalações nesta sexta-feira (4).

Antes da agenda na Presidência, Alckmin se encontrou com o relator-geral do Orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI). Na ocasião, a equipe do presidente eleito defendeu a criação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de Transição. A expectativa é de que a iniciativa consiga abarcar as despesas urgentes para 2023; entre elas, o pagamento do Bolsa Família no valor de R$ 600.

A transição de governo é prevista em lei e em decreto. Cabe à Casa Civil coordenar a entrega de documentos à equipe do presidente eleito. Os nomes de até 50 dirigentes, em diversos setores, devem ser publicados no Diário Oficial da União. Todos os nomeados trabalham até a posse, em 1º de janeiro de 2023, em preparação ao novo mandato.

A ideia da equipe petista é começar a transição com foco no acesso a dados do governo federal e sem pressa para anunciar o nome de ministros, até porque essa articulação passa pela prioridade do governo eleito no momento, que é buscar a maioria no Congresso em 2023. A estratégia para facilitar o processo de transição inclui suavizar o discurso bélico com o presidente Bolsonaro.

*Com informações do Metrópoles

Leia mais:

Geraldo Alckmin é confirmado como vice na chapa de Lula durante convenção do PSB

Marcelo Ramos comemora vitória de Lula em SP com Alckmin, Tebet, Janones e aliados

Apoiadores de Bolsonaro fazem manifestação contra vitória de Lula e pedem intervenção federal em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *