Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima, se manifestou sobre a publicação do decreto que reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Nas redes sociais, ele anunciou que irá se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para defender a Zona Franca de Manaus.
Na publicação, o governador disse que a redução causa uma grande preocupação para as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Ele afirma que entende que o Brasil precisa passar por uma reforma tributária, mas que a medida afeta diretamente os produtos da ZFM.
“Entendo a necessidade que o Brasil tem de promover uma reforma tributária profunda. Porém, como governador do Amazonas, me causa grande preocupação a redução linear de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que alcança os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus”, disse o governador.
Wilson Lima informou, que além dele, o prefeito de Manaus David Almeida e representantes das indústrias e de segmentos econômicos também irão a Brasília para tratar do assunto. Objetivo da visita é tentar reverter o decreto publicado na noite dessa sexta-feira (250 no Diário Oficial da União.
“Já marquei uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar pessoalmente do assunto. Estarei acompanhado do prefeito de Manaus, David Almeida, de representantes da indústria e dos demais segmentos econômicos do estado”, afirmou.
Por fim, o governador afirma que 500 empresas estão no PIM e mais de cem mil trabalhadores poderão sofrer com os impactos causados por essa redução no IPI.
“Em nome das cerca de 500 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus e das mais de cem mil pessoas que trabalham nas indústrias aqui instaladas e dependem desses postos de trabalho para sustentar suas famílias, vou lutar até o fim para que a medida, tão prejudicial ao povo do Amazonas, seja revogada pelo Governo Federal”, finaliza.
Leia mais:
“Traz resultados para o Brasil”, diz Wilson Lima sobre Zona Franca de Manaus
Amil entra com representação no MPF contra redução do IPI que ataca ZFM
ZFM e municípios estão ameaçados após redução de IPI, afirma Serafim
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱